A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), aprovou por 23 votos a zero, o projeto de lei de nº 3897/20, que autoriza a transferência de recursos financeiros em favor do Museu Casa de Cora Coralina, no valor de R$ 120 mil. A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), alega que o museu passa por dificuldades financeiras em decorrência da pandemia de covid-19.
O museu está de portas fechadas desde o início da pandemia e enfrenta dificuldades para arcar com a manutenção do acervo e pagar funcionários. Além disso, dificuldades para adquirir equipamentos de segurança previstos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para quando retomar suas atividades.
De acordo com a Secult, a subvenção de R$ 120 mil se faz necessária por se tratar de uma entidade de notoriedade para o Estado e o País, “sem fins lucrativos e sem recursos públicos para sua manutenção”. De acordo com o texto, há viabilidade jurídica e orçamentária respaldadas pela Procuradoria-Geral do Estado e pela Superintendência de Orçamento e Despesa.
Para a diretora do Museu Casa Cora Coralina, Marlene Velasco, a instituição é um dos maiores símbolos da Cidade de Goiás e vê-lo de portas fechadas há quase 200 dias é motivo de tristeza para a comunidade. “Mas com a força e solidariedade dos goianos e brasileiros conseguiremos em breve reabri-lo. Aos parceiros, admiradores da poetisa e em especial ao Governo do Estado de Goiás, a nossa eterna gratidão”.
Sessão híbrida
A sessão foi comandada pelo presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira (PSB), realizada de forma híbrida, com parte dos parlamentares em home office e parte no plenário, adotada como medida de prevenção à covid-19. Na sessão híbrida de hoje estavam presentes 11 deputados no Plenário Getulino Artiaga.
Além do presidente, marcaram presenças os deputados Humberto Aidar, Vinícius Cirqueira, Bruno Peixoto, Henrique Arantes, Alysson Lima, Delegado Eduardo Prado, Coronel Adailton, Delegado Humberto Teófilo, Amauri Ribeiro e Chico KGL.
Leia mais: Goiás alcança primeiro lugar no país em tempo de abertura de empresas