AGU pede ao STF que União defina aplicação de recursos da Lava Jato

Data:

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que garanta ao governo federal a prerrogativa de decidir o destino de valores recuperados em casos de corrupção, como os da Operação Lava Jato.

O pedido foi feito nesta segunda-feira (13) em uma manifestação anexada ao processo em que é discutido se o Ministério Público (MP) pode vincular a devolução dos recursos para determinadas áreas do governo após recuperar o dinheiro desviado dos cofres públicos.

Na petição, o advogado-geral da União, José Levi do Amaral, afirma que o Poder Judiciário não pode aceitar pedido do Ministério Público para determinar a destinação dos valores recuperados sem previsão em lei.

Segundo Amaral, a decisão deve ter a participação da União.

“A admissão de que membros do Poder Judiciário possam, a requerimento do Ministério Público e sem a participação dos órgãos competentes para a execução orçamentária, conferir destinação discricionária a verbas oriundas de avenças celebradas no microssistema de combate à corrupção tem potencial para abalar significativamente o equilíbrio entre os Poderes”, argumentou Amaral.

A manifestação foi motivada por decisões proferidas pela juíza Gabriela Hardt, da 13ª Vara Federal em Curitiba, que tem aceitado pedidos dos procuradores da força-tarefa da Lava Jato para vincular verbas oriundas de acordos de delação premiada. 

Em oficio enviado à AGU, a juíza informou que estão disponíveis R$ 21 milhões depositados em juízo para serem aplicados no combate à pandemia da covid-19. 

Em março, o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF, determinou que R$ 1,6 bilhão recuperados Lava Jato fossem destinados ao Ministério da Saúde para o combate ao novo coronavírus. De acordo com a AGU, nesse caso, não há irregularidade porque a houve participação do governo federal. 

(Com informações da Agência Brasil)

Leia mais:

Covid-19: governo prorroga programa de redução de salários e jornada

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Candato ao Senado, Oséias Varão (PL) ataca STF, mira impeachment de ministros e explica projetos

Em entrevista à Rádio Bandeirantes Goiânia, candidato do PL em Goiás criticou decisões do Supremo, defendeu mudanças no Código Penal e o fim da “saidinha”

Procon Goiás identifica variação de até 134% nos preços de ventiladores, climatizadores e ar-condicionado

Pesquisa em Goiânia e Anápolis identificou grandes variações nos valores de equipamentos usados para amenizar o calor e a baixa umidade do ar

Vapt Vupt do Araguaia Shopping amplia atendimento para emissão da Carteira de Identidade Nacional

Unidade em Goiânia passa de 13 para 25 estações de coleta biométrica e espera dobrar a capacidade diária de atendimento para documentos de identificação

Goiânia premia 17 estudantes da rede municipal na Olimpíada de Matemática

Cerimônia da 20ª Obmep será realizada nesta quinta-feira (3), na UFG, com entrega de medalhas e certificados aos alunos destaque