STF declara inconstitucional a impressão do voto pela urna eletrônica

Data:

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu declarar, por maioria, inconstitucional a impressão de um comprovante de votação pela urna eletrônica, conforme previa a minirreforma eleitoral de 2015.

A impressão do voto já se encontrava suspensa por força de uma liminar (decisão provisória) concedida também pelo plenário do Supremo, em junho de 2018, alguns meses antes da eleição presidencial daquele ano.

A liminar havia sido pedida pela então procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que entre outros argumentos disse haver o risco de o sigilo do voto ser violado. Seria o caso, por exemplo, das pessoas com deficiência visual, que necessitariam de auxílio para verificar as informações no voto impresso.

Com a decisão de agora, torna-se definitivo o entendimento do relator da ação, ministro Gilmar Mendes, que concordou ser o voto impresso inconstitucional por ameaçar a inviolabilidade do sigilo da votação e ainda favorecer fraudes eleitorais.

O julgamento foi realizado na sessão encerrada às 23h59 de segunda-feira (14) do plenário virtual, ambiente digital em que os ministros têm um prazo, em geral de uma semana, para votar remotamente por escrito.

A impressão do voto foi aprovada em 2015 no Congresso com a justificativa de garantir meios para embasar eventuais auditorias nas urnas eletrônicas. A então presidente Dilma Rousseff chegou a vetar a medida, alegando entre outros pontos o “alto custo” de implementação, de R$ 1,6 bilhão, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O veto, entretanto, foi depois derrubado pelos parlamentares.          

*Com informações da Agência Brasil

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Ciclone-bomba provoca rajadas de vento de até 60 km/h em regiões de Goiás nesta sexta-feira

Além da ventania, há possibilidade de formação de nuvens de poeira em áreas mais secas, especialmente regiões rurais e estradas não pavimentadas

‘Coyote vs. Acme’ ganha cartaz oficial e estreia nos cinemas brasileiros em 27 de agosto

A Paris Filmes divulgou o cartaz oficial de "Coyote...

Goiás coloca sete escolas entre as dez melhores da rede pública no Ensino Médio, aponta Ideb 2025 

Goiás consolidou sua posição de destaque na educação pública...

Prefeitura de Goiânia propõe novas regras para empréstimos consignados de servidores

A Prefeitura de Goiânia apresentou uma proposta para alterar...