27.8 C
Goiânia
sexta-feira, 22, novembro 2024
- Anúncio -

Prejuízo anual com vandalismo custearia a construção de cinco praças, em Aparecida

Todos os meses, a Prefeitura de Aparecida gasta cerca de R$ 70 mil para reparar espaços públicos depredados.

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), todos os meses, Aparecida de Goiânia tem que reparar estragos feitos intencionalmente em pelo menos 15 praças da cidade. São depredações como quebra de brinquedos dos playgrounds e aparelhos das academias abertas, furtos de plantas e placas de grama e pichações.

Todos os meses, a Prefeitura de Aparecida gasta cerca de R$ 70 mil para reparar espaços públicos depredados. Esse valor envolve custos com reposição de peças, deslocamento de veículos, manutenções, terceirização de serviços – conforme o caso – e horas de serviço que poderiam ser empregadas para criar novas praças.

Vigilância 24 horas

Aparecida de Goiânia tem aproximadamente 700 espaços públicos geridos pela Prefeitura. Todos eles são vigiados 24 horas por dia por equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), que se dividem em 17 viaturas para fazer rondas pela cidade.

O comandante da GCM, Weber Júnior, informa que qualquer movimento suspeito em torno de praças, parques, jardins, quadras e repartições públicas pode ser denunciado à Guarda Civil pelos telefones 153 e 3545-5901. “Esses canais estão abertos aos vizinhos e amigos de Aparecida. A qualquer suspeita de vandalismo, nossas viaturas se deslocam para o local imediatamente”, acrescenta o comandante da Guarda Civil.

As pessoas flagradas pela Guarda Civil Municipal em atos de vandalismo ou furtando equipamentos públicos são encaminhadas à polícia, que toma as providências cabíveis.

Além do trabalho realizado nas ruas para coibir a depredação de espaços públicos, a GCM atua preventivamente no monitoramento eletrônico do patrimônio da cidade. Com as 650 câmeras de alta resolução do projeto Cidade Inteligente, que são operadas no Centro de Inteligência Tecnológica (CIT), a Guarda Civil tem condições de monitorar atitudes suspeitas e surpreender os infratores antes que as depredações aconteçam.

Parceria com os moradores

Para estimular os moradores a cuidar dos espaços públicos e denunciar atos suspeitos à GCM, a Secretaria de Mobilidade e Defesa Social, à qual está vinculada a Guarda Civil, lançou recentemente dois projetos de conservação do patrimônio. São as iniciativas Você de olho no patrimônio público e Praça mais segura.

O secretário de Mobilidade e Defesa Social, Roberto Cândido, explica que a GCM executa os dois projetos com o intuito também de aproximar o cidadão com a administração municipal, estabelecendo um elo de confiança nos cuidados com a cidade no dia a dia.

Cândido conclui que “quem mais conhece a realidade do seu bairro, claro, é o morador. Por isso, a construção dessas pontes entre a população e a Guarda Civil Municipal é muito importante no sentido de prevenir o vandalismo e outros atos que possam ameaçar a segurança da comunidade em geral”.


Leia mais: Cai número de pessoas rigorosamente isoladas, diz IBGE

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -