Goiânia chega a 347 leitos para tratamento da Covid-19; dos 150 leitos de UTI, 92% estão ocupados

Data:

A Prefeitura de Goiânia anunciou nesta semana que a rede pública municipal chegou a 347 leitos para tratamento da Covid-19. Destes, 197 são leitos de enfermaria e 150 são leitos de UTI. Apesar do aumento de leitos em Goiânia nos últimos dois meses ser de 350%, os 150 leitos de UTI estão com 92% de ocupação, e os de enfermaria estão 79% ocupados.

Além das unidades próprias, que são o Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara, Hospital das Clínicas e a Santa Casa de Misericórdia, a prefeitura mantém contrato com cinco hospitais particulares: Gastro Salustiano, Hospital Jacob Facuri, Hospital Ruy Azevedo, Hospital São Lucas e Renaissance.

O Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara, que conta com 60 leitos de UTI, está com 59 deles ocupados. A maternidade é o local que mais dispõe de leitos na rede municipal em Goiânia. Entre os hospitais privados contratados pela prefeitura, o Gastro Salustiano é o que tem mais leitos de UTI para combate a Covid-19. Dos 35 disponibilizados, apenas três estão vagos.

Leitos estaduais estão 89% ocupados

Em comparação com os leitos disponibilizados pelo estado, a rede municipal de saúde e rede estadual se equiparam na taxa de ocupação dos leitos. Na manhã desta quinta-feira (09), a taxa de ocupação dos leitos de UTI segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES) é de 86,7%. Os leitos de enfermaria também apresentaram aumento na taxa de ocupação, registrando 76%.

Em entrevista ao Jornal Bandeirantes na última quarta-feira (07), o Secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino disse que o pico de contaminação será entre os dias 22 e 27 de julho. “Acredito que estamos vivendo dos 30 dias mais críticos de pressão no sistema de saúde pública e privada”, revelou.

Ainda de acordo com ele, nos hospitais estaduais a taxa de ocupação tem aumentado dia a dia, porém, graças a ampliação da capacidade de leitos, o sistema ainda não entrou em colapso. “O que foi planejado foi planejado, foi executado, e os últimos leitos que foram planejados até o final de julho também serão ocupados”, disse o secretário.

Hospitais de Campanha estão lotados

O Hospital de Campanha de Goiânia, unidade que mais dispõe de leitos na rede estadual, com 176 implantados, sendo 84 de enfermarias, 70 de UTI e 22 para emergenciais está com 87,5% de ocupação no geral. Afunilando somente para os leitos de enfermaria, esse número chega em 95%.

O Hospital de Campanha de Luziânia, que conta com 42 leitos implantados está com 100% de ocupação tanto em leitos de UTI quanto de enfermarias. O Hospital de Campanha instalado pelo governo em Águas Lindas de Goiás também está com 100% de ocupação nos leitos de UTI, já os leitos de enfermaria somam 88% de ocupação.


Leia mais: Flexibilização da quarentena na capital será feita em conjunto entre Município e Estado

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Vereador Willian Veloso solicita adequações de acessibilidade na 79ª Pecuária de Goiânia

O vereador e presidente da Comissão da Pessoa com...

Governo de Goiás abre seleção para barraquinhas na Vila Gastronômica do Arraiá do Bem

Ao todo, serão disponibilizados 35 quiosques padronizados para comercialização de comidas típicas durante o evento

Caldas Country Festival anuncia Gusttavo Lima como atração da edição histórica de 20 anos

O anúncio foi divulgado nesta terça-feira (12) e reforça o peso da edição comemorativa de um dos maiores festivais sertanejos do país

Prefeitura inicia ordenamento para ambulantes no entorno do Parque Areião em dias de jogos na Serrinha 

A Prefeitura de Goiânia iniciou uma operação de ordenamento...