Ação conjunta entre as polícias Civil de Goiás e Minas Gerais, juntamente com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), deflagrou, nesta semana duas operações integradas. As operações, visaram o combate ao desvio de cargas pelo país, na modalidade criminosa conhecida como “chave na mão” ou “chaveirinho”. Essa modalidade nada mais é que nada mais é do que o furto qualificado mediante fraude e concurso de pessoas.
Estima-se que, apenas nos últimos dez meses, uma organização criminosa investigada pela polícia tenha sido responsável por mais de 100 desvios de cargas pelo país, sobretudo na região do triângulo mineiro e adjacências dos Estados de São Paulo e Goiás.
Prejuízos
De acordo com a investigação, foram identificados, só na área de grãos, 66 desvios de cargas de soja, feijão, café e milho. A subtração das cargas impactou de forma considerável o agronegócio mineiro e goiano. O prejuízo financeiro às empresas é estimado em torno de R$ 15 milhões.
O Poder Judiciário expediu, nestas operações, 24 mandados de prisão e mais de 20 mandados de buscas e apreensões, que foram cumpridos em Goiás e Minas Gerais. Durante a operação, foi encontrado um revólver e uma pistola.
Leia mais: Polícia Civil identifica suspeitos de aplicar “golpe do motoboy” na região de Ceres