31.8 C
Goiânia
terça-feira, 30, abril 2024
- Anúncio -

Ronaldo Caiado e Iris Rezende visitam Coreto da Praça Cívica restaurado pelo Iphan

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

Recentemente restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Coreto da Praça Cívica recebeu nesta terça-feira, 16 de junho, a visita do governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado e do prefeito de Goiânia, Iris Rezende. As autoridades foram acompanhadas pelo superintendente do Iphan em Goiás, Allyson Cabral, que no local descerraram a placa de entrega da obra e receberam o Manual de Conservação e Manutenção do Coreto. O manual, orienta os gestores do bem sobre como conservar e realizar manutenções preventivas no monumento.

O superintendente do Iphan em Goiás, Allyson Cabral, explicou que a intervenção foi realizada de forma a garantir a integridade e a arquitetura do edifício. “Estamos devolvendo para toda a população o Coreto totalmente restaurado. Ele é uma joia do art déco preciosa para o estado de Goiás”.

Ao caminhar pelo monumento, Ronaldo Caiado, ressaltou que o Coreto foi construído na década de 40. “ Ele foi inaugurado no mesmo ano do batismo cultural de Goiânia, é uma obra de arte que precisa ser preservada e valorizada por todos nós.  É um dos pontos turísticos mais belos da nossa cidade. Nós agradecemos ao Iphan por essa importante obra.”

Iris Rezende destacou a importância das parcerias entre as administrações municipal, estadual e federal.  “O Iphan é um órgão que é luz e tem nos ajudado a restaurar e revelar símbolos importantíssimos da história de cada um de nós. O Coreto faz parte da história de Goiânia, é um dos nossos patrimônios culturais. Estou muito feliz em vê-lo totalmente restaurado”.

Palco de grandes manifestações   

 Quem faz o contorno da Praça Cívica, no centro de Goiânia (GO), logo se depara com um dos monumentos considerado o exemplar mais representativo do conjunto tombado art déco da capital goiana. É o Coreto, que, após a pandemia do novo coronavírus, voltará a ser ponto de encontro e contemplação para moradores e turistas. A obra de restauração do edifício foi concluída e entregue pelo Iphan no dia 07 de maio de 2020, sem solenidade, em virtude da pandemia do coronavírus.    

Palco de diversas manifestações, o Coreto foi inaugurado em 1942, mesmo ano do batismo cultural de Goiânia. É uma importante construção da paisagem do Centro Histórico da cidade e se destaca pela riqueza dos detalhes e do acabamento, com composição simétrica, laje plana e elementos que também remetem ao ecletismo arquitetônico.   

 A obra de restauração buscou valorizar o estilo art déco, com a recuperação integral da laje, dos pisos, bancos em granitina, revestimentos de pedra portuguesa na área externa, restauração do reboco, dos adornos e elementos decorativos, da recomposição de luminárias, paisagismo, execução de calçada acessível e, por fim, a pintura.

Torre do Relógio

Além da restauração do Coreto, o Iphan realizou uma obra de conservação na Torre do Relógio da Avenida Goiás, que também é do ano da inauguração oficial de Goiânia. O monumento, típico das cidades do início do século XX, integra os componentes urbanos que embelezam a capital e ganhou serviços de limpeza e consolidação do revestimento externo em pó de pedra, restauração do maquinário do relógio, dos pisos em granitina, reposição dos vidros quebrados e pintura externa. Nas duas obras, foram investidos no total R$ 461 mil.  

  A Torre do Relógio e o Coreto são bens de propriedade e gestão da Prefeitura de Goiânia e fazem parte do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Goiânia, reconhecido pelo Iphan como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Nova intervenção

Durante a conservação na Torre do Relógio, a equipe técnica do Iphan observou a necessidade de uma nova intervenção de caráter restaurativo no bem, que vai contemplar a recuperação completa do revestimento, do reforço estrutural e a reativação do relógio. Os tapumes, entretanto, não foram retirados de modo a garantir a segurança do bem e para os próximos serviços que serão executados. O processo de restauração do monumento já está na fase de instrução técnica para elaboração do edital e, posteriormente, realização de licitação. A previsão é que a obra seja contratada e iniciada a partir do mês de julho.

Leia mais:

Goiás registra 12.565 casos e 255 mortes por Covid-19

- Anúncio -
Array
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -