O Rio de Janeiro confirmou segundo caso de coronavírus. Em nota, a secretaria estadual da Saúde informa que se trata de uma mulher de 52 anos, residente da cidade do Rio de Janeiro, que retornou da Itália na última quarta-feira (4). Com este, sobe para 14 os casos confirmados no Brasil.
Segundo o governo do Rio, o primeiro atendimento foi realizado no mesmo dia em que ela retornou da viagem, em uma unidade de saúde particular. Ela apresentava sintomas de quadro viral, como febre, tosse, congestão nasal e conjuntivite.
A primeira amostra para testagem da paciente foi coletada no mesmo dia em que ela deu entrada na unidade de saúde. O resultado foi confirmado nesta sexta-feira (6) pelo Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ) e pela Fiocruz.
A paciente encontra-se em casa, em isolamento domiciliar. Outras três pessoas que viajaram com ela estão sendo monitoradas.
Coronavírus no país
Ao todo, o País tem 768 casos suspeitos da doença e 480 análises já foram descartadas. Os Estados com mais registros de suspeição de coronavírus são: São Paulo (222), Minas Gerais (123), Rio Grande do Sul (112) e Rio de Janeiro (111).
A recomendação do Ministério Público é que as pessoas com sintomas de gripe evitem ter contato próximo com outras e adotem medidas de autocuidado.
Leia mais:
Papa Francisco fará missas via internet após caso de coronavírus no Vaticano