Uma ação integrada entre Defesa Civil, Zoonoses, Guarda Civil Municipal, Polícia Civil, a ONG Anjos Verdes e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) intensificou as fiscalizações contra maus tratos a animais em Aparecida de Goiânia.
Nesta quinta-feira (30), a força-tarefa atendeu uma denúncia no setor Parque América. De acordo com os denunciantes, cavalos usados em carrinhos de reciclagem estavam sendo mal-tratados e mortos a pauladas quando não desempenhavam o trabalho esperado. No local, a equipe constatou que os animais estavam saudáveis, mas em condições precárias.
“O local que estão vivendo é totalmente inapropriado, não contém nenhum abrigo. Eles ficam expostos ao sol e chuva amarrados, além de comerem mal e não terem água para beber à vontade”, disse o veterinário da Zoonoses de Aparecida, Fabrini Zacarias.
O dono dos cavalos foi notificado a retirar os animais do local e transferi-los para um ambiente adequado.
A Semma lembra que a Lei Municipal 3.456, sancionada em fevereiro do ano passado, as equipes da força-tarefa vão averiguar as denúncias de maus-tratos e notificarão responsáveis para coibir a prática. “Desde que a lei vigora, temos intensificado os trabalhos de fiscalização”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Everson.
Leia mais:
Obra de Complexo Viário Jamel Cecílio entra em nova etapa