Comurg recolhe 1,5 tonelada de material de campanha em Goiânia

Data:

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) recolheu 1,5 tonelada de resíduos de materiais de campanha descartados nas ruas durante o primeiro turno das eleições. A votação ocorreu no domingo (4).

A força-tarefa atuou no entorno dos 356 locais de votação de Goiânia. O trabalho começou no domingo e continua nesta segunda-feira (5), até a conclusão da limpeza em toda a capital.

A operação mobilizou 966 trabalhadores em três turnos, entre as 7h de domingo e as 6h desta segunda-feira. Do total, 415 atuaram durante o dia, 455 trabalharam no período noturno e 96 integraram as equipes de remoção.

Equipes recolheram santinhos e panfletos

Durante a operação, os trabalhadores realizaram varrição manual e assistida. As equipes também utilizaram sopradores, rastelos e fizeram a catação de materiais.

O serviço incluiu o recolhimento de santinhos, panfletos e outros materiais de campanha. Os resíduos estavam espalhados por calçadas, ruas e avenidas próximas aos locais de votação.

Nesta segunda-feira, as equipes permanecem mobilizadas. O objetivo é atender os pontos identificados e concluir a limpeza no entorno das escolas e das principais vias de acesso.

Regiões tiveram reforço na limpeza

A Comurg definiu as áreas prioritárias com base no histórico das eleições anteriores. O planejamento levou em conta os locais que costumam registrar maior volume de resíduos eleitorais.

Nas regionais Oeste, Noroeste e Sudoeste, a equipe reforçou o atendimento nas regiões do João Braz, Jardim Curitiba e Novo Horizonte.

Já nas regionais Central, Norte, Leste e Sul, as equipes concentraram esforços no Setor Central, Campinas, Vila Abajá, Marechal Rondon, Jardim Guanabara, Urias Magalhães, Jardim Novo Mundo, Setor Pedro Ludovico e Jardim América.

Material reciclável terá destinação adequada

Após o recolhimento, a equipe encaminhou o material reciclável à Cooperativa de Material Reciclável Goiânia Viva. Credenciada pela Prefeitura de Goiânia, a instituição fará a triagem e a destinação adequada dos resíduos.

Uma semana antes da votação, a Comurg também iniciou uma campanha de conscientização. A iniciativa atendeu candidatos, partidos, equipes de campanha e eleitores.

A orientação era evitar o descarte de materiais eleitorais nas ruas. Segundo a companhia, essa prática pode provocar o entupimento de bueiros, deixar calçadas escorregadias e aumentar o risco de quedas.

Limpeza após eleições de 2024

Na eleição de 2024, a operação de limpeza da Comurg recolheu 3.500 toneladas de resíduos em Goiânia.

Naquele pleito, os maiores volumes foram registrados no Bairro Goiá, Parque Amazônia e Vila Jaraguá. Os pontos ficavam nas proximidades da região de Campinas.

Lucas Freitas
Lucas Freitas
Jornalista formado pela UNIFASAM - Centro Universitário Sul-Americano. Profissional apaixonado em entretenimento, cinemas, teatro, futebol e musicas. Jornalista por amor.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Fred Rodrigues diz que prioridade é eleger Flávio Bolsonaro

Deputado federal eleito por Goiás também defendeu mudanças na atuação do STF e comentou relação com Magda Mofatto

Comurg abre processo seletivo com 10 vagas e salários de até R$ 15 mil

Seleção oferece oportunidades para analistas de Projetos e Obras, Governança e Licitações em Goiânia

Lyceu de Goiânia abre 105 vagas para o 8º ano em 2027

Inscrições para o processo seletivo do Cepi Bilíngue começam em 8 de outubro e seguem até o dia 23

Botijão de gás varia até 25% entre revendedoras de Goiânia

Pesquisa do Procon Goiás encontrou diferença de até R$ 25 no preço do botijão de 13 quilos entre estabelecimentos da capital