Brasil vence Costa Rica e vai à final da Copa América de futebol de cegos

Data:

O Brasil está na final da Copa América de futebol de cegos. A seleção brasileira venceu a Costa Rica por 2 a 0 nesta quinta-feira (10), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e avançou para a decisão da competição.

Maior vencedora da Copa América entre os homens, a equipe brasileira busca o sétimo título continental. Os gols da classificação foram marcados por Maicon e Nonato, ainda no primeiro tempo.

Brasil abre vantagem ainda na primeira etapa

A seleção brasileira começou a partida pressionando e conseguiu construir uma vantagem confortável antes da metade do primeiro tempo. Cada etapa da modalidade tem 20 minutos de duração.

Aos seis minutos, Maicon conduziu a bola após uma cobrança de falta. O brasileiro arrastou a marcação de três adversários e finalizou rasteiro para abrir o placar.

Seis minutos depois, Nonato recebeu a bola dentro da área e bateu forte, no alto. O goleiro costarriquenho Rony Madrigal não conseguiu evitar o segundo gol brasileiro.

Com a vantagem de 2 a 0, o Brasil administrou o resultado e manteve o controle da partida.

Técnico roda o elenco no segundo tempo

Na etapa final, o técnico Cesinha aproveitou a vantagem para promover mudanças e dar minutos a outros jogadores do elenco.

Mesmo com as alterações, o Brasil continuou controlando as ações e criou oportunidades para ampliar o placar. A Costa Rica, porém, contou com boas defesas do goleiro Rony Madrigal para evitar uma derrota mais elástica.

O resultado confirmou a classificação brasileira para mais uma decisão continental.

Brasil esteve em todas as finais

A classificação mantém uma marca histórica da seleção brasileira na Copa América de futebol de cegos.

Em 11 edições disputadas, o Brasil chegou à final em todas. A equipe conquistou seis títulos e terminou outras quatro vezes como vice-campeã.

Na última edição, em 2022, os brasileiros perderam a decisão para a Argentina nos pênaltis. Os argentinos eram os atuais campeões da competição até a edição deste ano.

Brasil avança à final da Copa América de futebol de cegos

Argentina fica fora da final pela primeira vez

A final deste ano terá um confronto diferente do habitual. A Argentina, conhecida como Murciélagos, ficou fora da decisão continental pela primeira vez.

Os argentinos foram eliminados pela Colômbia nesta quinta-feira. Depois de um empate sem gols no tempo regulamentar, os colombianos venceram a disputa por pênaltis por 1 a 0.

A Argentina é a atual campeã mundial e também foi vice-campeã paralímpica.

Final será contra a Colômbia

O Brasil enfrentará a Colômbia na final da Copa América neste sábado (12), às 17h30, pelo horário de Brasília.

A partida será realizada em São Paulo e terá transmissão ao vivo pelo canal da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA) no YouTube.

A decisão será a segunda final disputada pelo Brasil neste ciclo visando aos Jogos Paralímpicos de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028.

Em julho, a seleção brasileira conquistou a medalha de ouro nos Jogos Parasul-Americanos, em Valledupar, na Colômbia. Na ocasião, o Brasil derrotou a Argentina na decisão.

Costa Rica garante vaga no Mundial

Apesar da eliminação nas semifinais, a Costa Rica garantiu uma vaga no Campeonato Mundial de futebol de cegos do próximo ano.

Argentina e Colômbia também asseguraram presença na competição mundial. O Brasil já tinha vaga garantida por ser o país-sede.

A seleção brasileira chega à decisão da Copa América respaldada por uma trajetória dominante na modalidade. Pentacampeã paralímpica e cinco vezes campeã mundial, a equipe é a maior vencedora nos dois principais torneios internacionais do futebol de cegos.

Lucas Freitas
Lucas Freitas
Jornalista formado pela UNIFASAM - Centro Universitário Sul-Americano. Profissional apaixonado em entretenimento, cinemas, teatro, futebol e musicas. Jornalista por amor.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Daniel Vilela lidera corrida ao Governo de Goiás com 45,1%, aponta Paraná Pesquisas

Candidato do MDB aparece com 45,1% das intenções de voto na pesquisa estimulada; Marconi Perillo tem 23,2% e Wilder Morais, 15%

Prefeitura de Aparecida avança na construção de parque ecológico no Serra Dourada 3

Complexo de áreas verdes terá 84 mil metros quadrados e contará com espaços de lazer, convivência e preservação ambiental

Mabel entrega BRT Norte-Sul metronizado e amplia tecnologia no transporte coletivo de Goiânia

Novo trecho tem 17 quilômetros entre os terminais Recanto do Bosque e Isidória; prefeito Sandro Mabel afirma que tecnologia reduz o tempo de deslocamento dos passageiros

Agenda cultural de Goiânia reúne shows, dança, games e atrações gratuitas neste fim de semana

A agenda cultural de Goiânia terá atrações para diferentes...