Goiás terá fim de semana prolongado com calor de até 39ºC e possibilidade de tempestades

Data:

O feriado da Independência do Brasil, na próxima segunda-feira (7), deve ser marcado por mudanças no tempo em Goiás. A previsão indica aumento da nebulosidade e possibilidade de chuva em diferentes regiões do estado.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a combinação de frente fria, áreas de baixa pressão e um canal de umidade favorece a formação de instabilidades no Centro-Oeste. Para sábado (5), há previsão de pancadas de chuva com trovoadas em grande parte de Goiás.

A mudança pode representar um alívio após uma semana de temperaturas elevadas. Em alguns municípios goianos, os termômetros ultrapassaram os 40ºC.

Goiânia terá tempo nublado e possibilidade de chuva

Na capital, a previsão indica céu nublado durante o fim de semana prolongado. As temperaturas devem variar entre 18ºC e 21ºC nas mínimas, enquanto as máximas podem chegar a 36ºC.

Também existe possibilidade de chuvas isoladas acompanhadas de trovoadas.

Para sábado (5), o Inmet prevê pancadas isoladas em Goiânia e outras áreas do estado. A previsão mais recente também indica alerta amarelo para tempestades na capital.

Chuva também pode atingir cidades turísticas

A instabilidade deve aparecer em importantes destinos turísticos de Goiás.

Em Pirenópolis, a previsão indica mínima de 21ºC e máxima de 34ºC, com céu encoberto e possibilidade de chuva.

Já em Caldas Novas, o tempo também deve ficar nublado. A temperatura pode chegar a 35ºC no sábado (5) e ficar em torno de 31ºC na segunda-feira (7).

Na Cidade de Goiás, as máximas podem alcançar 39ºC, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas.

Na região da Chapada dos Veadeiros, a tendência também é de temperaturas elevadas, céu encoberto e ocorrência de chuvas.

Inmet emite alerta de tempestades

O Inmet mantém alerta amarelo de perigo potencial para tempestades em áreas de Goiás. O aviso está relacionado à previsão de chuva, trovoadas, ventos fortes e possibilidade de granizo.

O instituto aponta que a instabilidade deve aumentar no estado durante o fim de semana. Para sábado, o alerta abrange o sul de Goiás, enquanto outras áreas podem registrar pancadas isoladas.

Entre os municípios listados no alerta estão Caldas Novas, Catalão, Goiatuba, Itumbiara, Jataí, Mineiros, Morrinhos, Quirinópolis, Rio Verde, Santa Helena de Goiás, São Simão, Três Ranchos e Vicentinópolis.

Confira as cidades:

  • Acreúna
  • Água Limpa
  • Aloândia
  • Anhanguera
  • Aparecida do Rio Doce
  • Aporé
  • Bom Jesus de Goiás
  • Buriti Alegre
  • Cachoeira Alta
  • Cachoeira Dourada
  • Caçu
  • Caiapônia
  • Caldas Novas
  • Campo Alegre de Goiás
  • Castelândia
  • Catalão
  • Chapadão do Céu
  • Corumbaíba
  • Cumari
  • Davinópolis
  • Doverlândia
  • Edealina
  • Edéia
  • Goiandira
  • Goiatuba
  • Gouvelândia
  • Inaciolândia
  • Indiara
  • Ipameri
  • Itajá
  • Itarumã
  • Itumbiara
  • Ivolândia
  • Jandaia
  • Jataí
  • Joviânia
  • Lagoa Santa
  • Mairipotaba
  • Marzagão
  • Maurilândia
  • Mineiros
  • Montividiu
  • Morrinhos
  • Nova Aurora
  • Ouvidor
  • Palestina de Goiás
  • Panamá
  • Paranaiguara
  • Paraúna
  • Perolândia
  • Piracanjuba
  • Pontalina
  • Porteirão
  • Portelândia
  • Professor Jamil
  • Quirinópolis
  • Rio Quente
  • Rio Verde
  • Santa Helena de Goiás
  • Santa Rita do Araguaia
  • Santo Antônio da Barra
  • São Simão
  • Serranópolis
  • Três Ranchos
  • Turvelândia
  • Vicentinópolis

Chuva pode amenizar o calor

A previsão de chuva ocorre em um cenário de temperaturas elevadas em Goiás. A atuação de umidade e sistemas de instabilidade deve favorecer a formação de nuvens e pancadas durante o feriado prolongado.

A previsão climática do Inmet para setembro também aponta tendência de chuvas acima da média histórica em áreas do Centro-Oeste.

Lucas Freitas
Lucas Freitas
Jornalista formado pela UNIFASAM - Centro Universitário Sul-Americano. Profissional apaixonado em entretenimento, cinemas, teatro, futebol e musicas. Jornalista por amor.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Passeio das Águas Shopping realiza 2ª edição do Prato em Dobro até 30 de setembro 

Segunda edição da campanha oferece mais de 40 benefícios até 30 de setembro, com opções de “compre um, leve outro” e descontos progressivos

Goiânia terá bloqueios no trânsito para desfile de 7 de Setembro

Operação da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito começa no domingo (6) e terá interdições em vias da Região Central até a tarde de segunda-feira (7)

Goiás leva 201 estudantes aos Jogos Escolares Brasileiros em Brasília

A delegação da rede pública estadual de ensino de...

Candato ao Senado, Oséias Varão (PL) ataca STF, mira impeachment de ministros e explica projetos

Em entrevista à Rádio Bandeirantes Goiânia, candidato do PL em Goiás criticou decisões do Supremo, defendeu mudanças no Código Penal e o fim da “saidinha”