Ciclone-bomba provoca rajadas de vento de até 60 km/h em regiões de Goiás nesta sexta-feira

Data:

Goiás deve registrar ventos fortes nesta sexta-feira (7), principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Sudoeste do estado. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), as rajadas podem chegar a 60 km/h devido à influência de um sistema de baixa pressão associado à formação de um ciclone-bomba.

De acordo com o gerente do Cimehgo, André Amorim, Goiás não está na área de maior impacto do fenômeno, que deve afetar com mais intensidade estados próximos ao litoral. No entanto, o estado pode sentir os efeitos da circulação de ventos provocada pelo sistema.

“Estamos na borda desse sistema. O vento não chega com a mesma intensidade dos estados da costa, mas essa movimentação pode provocar rajadas mais fortes no Sudoeste e no Sul goiano”, explicou.

Além da ventania, há possibilidade de formação de nuvens de poeira em áreas mais secas, especialmente regiões rurais e estradas não pavimentadas. O fenômeno ocorre devido ao período prolongado de estiagem, com mais de 50 dias sem chuvas em algumas áreas, deixando grande quantidade de partículas soltas no solo.

Goiás entra em alerta com ventos de 60 km/h e umidade a 20% -

Ciclone-bomba aumenta instabilidade no tempo

Segundo Amorim, o ciclone está relacionado a uma queda acentuada da pressão atmosférica, condição que favorece a formação de nuvens de tempestade e o aumento da velocidade dos ventos.

“Quando ocorre uma queda muito rápida em um centro de baixa pressão, há a formação de nuvens de tempestade e a possibilidade de rajadas de vento mais intensas”, afirmou.

O meteorologista destaca que a poeira levantada pelos ventos depende das condições de cada região, mas o período seco contribui para o aumento do risco.

Inmet confirma previsão de ventos fortes

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também prevê ventos mais intensos em Goiás nesta sexta-feira. Segundo a coordenadora do órgão no estado, Elizabete Alves, as rajadas devem ocorrer principalmente após o meio-dia e no início da tarde.

A previsão indica ventos entre 40 km/h e 60 km/h, favorecidos pela chegada de uma frente fria associada ao ciclone extratropical que se intensificou na região Sul do Brasil.

Ainda conforme o Inmet, o contraste entre a massa de ar seco e quente que atua sobre Goiás e a entrada de uma massa de ar mais fria e úmida contribui para o aumento da circulação dos ventos.

O alerta abrange 54 municípios goianos, incluindo Jataí, Mineiros, Rio Verde, Itumbiara, Quirinópolis, Santa Helena de Goiás, São Simão e Acreúna. As áreas com maior possibilidade de ocorrência de rajadas são o Sul, Sudeste e Sudoeste do estado.

Lucas Freitas
Lucas Freitas
Jornalista formado pela UNIFASAM - Centro Universitário Sul-Americano. Profissional apaixonado em entretenimento, cinemas, teatro, futebol e musicas. Jornalista por amor.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Jogadores do Goiás divulgam carta aberta e cobram regularização de salários e direitos trabalhistas

Os jogadores do Goiás Esporte Clube divulgaram, nesta segunda-feira...

Vídeo mostra Moraes e esposa desembarcando de jatinho ligado a Daniel Vorcaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal...

Frente fria deve aumentar chance de chuva em Goiás com chegada da primavera

Sistema deve avançar pelo estado entre terça e quarta-feira, com possibilidade de pancadas de chuva e queda nas temperaturas

Santos recebe proposta da Adidas para assumir fornecimento de material esportivo a partir de 2028

Empresa alemã apresentou proposta de seis anos e prevê ampliar a distribuição internacional dos produtos oficiais do Peixe