Investigação aponta que PCC distribuía brinquedos para ganhar apoio em comunidades de Goiás

Data:

O Ministério Público de Goiás (MPGO) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (10), a Operação Convergência Nacional – Goiás, com o objetivo de desarticular uma célula da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) que atuava na região do Entorno do Distrito Federal.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) coordena a ação. A iniciativa integra uma mobilização nacional do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC). O movimento reúne Ministérios Públicos de todo o país no combate às facções criminosas.

As equipes cumpriram 10 mandados de prisão temporária e 10 mandados de busca e apreensão. A 1ª Vara de Garantias da Comarca de Goiânia expediu as ordens judiciais.

As investigações apontam que integrantes da organização criminosa atuavam principalmente no município de Formosa e cidades vizinhas, mantendo uma estrutura voltada ao domínio territorial e à expansão da influência da facção na região.

Segundo o MPGO, os investigados monitoravam as movimentações das forças de segurança. Eles também organizavam a distribuição de drogas em pontos de venda e articulavam a compra de armas de fogo para fortalecer as atividades criminosas.

Distribuição de brinquedos era usada como estratégia de influência

As apurações também identificaram que membros do grupo promoviam a distribuição de brinquedos e presentes para crianças em determinadas comunidades. Segundo os investigadores, a facção utilizava a prática para conquistar apoio social e fortalecer sua imagem junto à população local.

Ainda conforme o Ministério Público, integrantes da organização que residem em outros estados supervisionavam as ações.

Crimes investigados

Os elementos reunidos durante a investigação indicam a possível prática de crimes relacionados ao crime organizado, associação para o tráfico de drogas, tráfico de armas de fogo e lavagem de capitais.

Todo o material apreendido durante o cumprimento dos mandados passará por análise técnica e poderá reforçar as investigações em andamento.

A operação contou com apoio da Polícia Militar de Goiás, Polícia Penal de Goiás, Gaecos dos Ministérios Públicos de Minas Gerais e do Distrito Federal, além da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas da Polícia Civil do Distrito Federal.

O procedimento tramita sob sigilo judicial.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Monumento dos Três Marcos ganha nova iluminação nas cores da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo

A revitalização possui garantia de 10 anos e integra o conjunto de ações da Prefeitura voltadas à recuperação e conservação dos espaços públicos de Goiânia

Governo de Goiás vai disponibilizar serviços públicos pelo WhatsApp ainda neste mês

A ferramenta está sendo desenvolvida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) em parceria com a Secretaria da Administração (Sead)

Prefeitura retoma serviço de raio-X em toda a rede de urgência e emergência de Goiânia

O município prevê ampliar a oferta para até 17 unidades de saúde nos próximos anos

Escolas de Aparecida entram no clima da Copa de 2026 com projeto que une futebol e aprendizado

A programação inclui pesquisas sobre países participantes, produção de textos, trabalhos artísticos, pintura temática, confecção de cartazes e competições esportivas