Prefeitura de Aparecida amplia atendimento para casos de síndromes respiratórias e dengue nas UBSs 

Data:

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia vai ampliar, a partir desta segunda-feira (30), o acesso ao atendimento de pacientes com sintomas de síndromes respiratórias e arboviroses, como dengue, zika e chikungunya. A medida permitirá atendimento por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento prévio, em todas as 42 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os atendimentos ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, com o objetivo de reforçar a rede diante do aumento recente de casos dessas doenças. 

Segundo o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, a estratégia busca reduzir a sobrecarga nas unidades de urgência. “É uma medida planejada e temporária, já adotada em outros momentos, que não interfere nos atendimentos agendados. A orientação é que, aos primeiros sintomas, o paciente procure uma UBS, pois o acompanhamento precoce diminui riscos de agravamento”, afirmou. 

Leia Mais: Goiás melhora infraestrutura, reduz criminalidade e registra queda histórica da pobreza entre 2019 e 2026

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

A SMS orienta que as UBSs atendam casos leves, como febre baixa, dores no corpo, coriza, tosse e mal-estar. Em situações com sinais de alerta, as equipes devem encaminhar os pacientes às unidades de urgência. Entre os sinais estão febre persistente, sangramentos, dor abdominal, dificuldade respiratória ou queda na saturação de oxigênio. O atendimento ocorre em UPAs e CAIS.

O município também reforça a importância da vacinação, especialmente contra a gripe, disponível na rede pública. A recomendação é que grupos prioritários, como idosos, gestantes, puérperas, crianças menores de cinco anos e pessoas com doenças crônicas, mantenham a imunização em dia e procurem atendimento ao apresentar qualquer sintoma.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Aparecida amplia iluminação pública com LED em novos trechos da cidade

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia iniciou uma nova...

“Vingadores: Doutor Destino” terá pré-venda de ingressos a partir de 15 de setembro no Brasil

Ingressos serão liberados primeiro para salas Infinity Vision e, depois, para os demais cinemas do país

Goiás alcança 99 de 100 pontos em índice nacional de serviços públicos digitais

O resultado ficou 29,68 pontos acima da média das 26 unidades federativas participantes, que foi de 69,32 pontos

Atleta goiano Diogo Aciolle conquista vaga e vai representar Goiás no Mundial de Jiu-Jitsu no Japão 

O atleta goiano Diogo Aciolle representará Goiás no Campeonato...