A Prefeitura de Goiânia retirou mais de 121 toneladas de entulho da rede de drenagem da capital apenas nas duas primeiras semanas do ano. As ações, executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), garantem o funcionamento adequado do sistema de escoamento das águas pluviais, prevenindo transbordamentos e reduzindo os impactos das enxurradas durante o período chuvoso.
Em 18 dias de operação, as equipes da Seinfra realizaram a limpeza de 489 bocas de lobo, 3.530 metros de ramais, dois poços de visita e 116 bueiros em diferentes regiões da cidade. O trabalho é realizado diariamente e integra um conjunto de medidas preventivas adotadas pelo município para minimizar os efeitos das chuvas intensas.
De acordo com o gerente de Conservação de Obras de Artes e Combate a Erosões da Seinfra, Bruno Queiroz, o descarte irregular de lixo figura entre os principais fatores de obstrução da rede. Por isso, ele alerta que a população não jogue lixo ou folhas nas ruas. Esse material acaba sendo levado às bocas de lobo e dificulta o escoamento da água da chuva.

Leia Mais: Detran-GO lança protocolo digital e permite envio de solicitações sem atendimento presencial
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok
A limpeza contínua da rede de drenagem evita entupimentos e melhora o fluxo das águas pluviais. Com isso, reduz os riscos de alagamentos, especialmente nas áreas mais vulneráveis da capital.
Ao longo de 2025, as equipes limparam 30.395 bocas de lobo, 103.760 metros de ramais, 495 poços de visita, 719 canaletas e 1.046 bueiros. Como resultado, retiraram cerca de 4,4 mil toneladas de entulho da rede de drenagem. Esse material, se acumulado, poderia comprometer o escoamento das águas e causar transtornos à população.



