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segunda-feira, 22, dezembro 2025

Goiás sobe 11 posições e alcança 8º lugar em ranking nacional de qualidade das rodovias, diz Pesquisa CNT 

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Goiás avançou 11 posições no ranking nacional que avalia a qualidade da malha rodoviária brasileira entre 2019 e 2025, segundo a Pesquisa CNT de Rodovias 2025, divulgada na última quarta-feira (17) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). No período, o estado passou da 19ª para a 8ª colocação. 

O levantamento aponta que 46,8% das rodovias goianas avaliadas, incluindo trechos estaduais e federais, apresentam condições boas ou ótimas. Em 2019, esse percentual era de 29,4%. O resultado é o melhor já registrado pelo estado desde o início da série histórica da pesquisa, em 2006. 

A CNT aponta que, apenas em 2025, Goiás avançou oito posições no ranking nacional. No mesmo ano, os investimentos em infraestrutura rodoviária no estado somaram cerca de R$ 3,5 bilhões. A pesquisa avalia critérios como condições do pavimento, geometria das vias e sinalização. 

Leia Mais: Rodovias federais em Goiás têm oito mortes e 27 acidentes no fim de semana, aponta PRF

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Investimento

Ao longo dos últimos sete anos, o Governo de Goiás investiu mais de R$ 10 bilhões em obras de infraestrutura viária. Segundo dados oficiais, o governo executou mais de mil quilômetros de pavimentações e duplicações, além de recuperar e restaurar aproximadamente 4 mil quilômetros de rodovias.

O presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales, atribui o avanço à continuidade dos investimentos iniciados em 2019. Ele afirma que a recuperação da malha viária ocorreu de forma gradual, com ações de manutenção e modernização em todas as regiões do estado. 

A pesquisa avaliou um total de 7.684 quilômetros de rodovias em Goiás. Do total analisado, 44,9% receberam classificação regular, enquanto apenas 8,3% tiveram avaliação ruim ou péssima.

Entre os critérios técnicos, a sinalização apresentou o melhor desempenho, com 70,3% da malha avaliada como boa ou ótima. Em 2019, esse mesmo indicador apontava que mais de dois terços das rodovias estavam classificadas entre regular, ruim ou péssima nesse quesito. 

Para o diretor de Planejamento da Goinfra, Izelman Oliveira da Silva, os dados indicam que os investimentos em conservação e sinalização geram resultados mais rápidos e mensuráveis, refletidos diretamente nos indicadores nacionais. 

Metodologia 

A Pesquisa CNT de Rodovias avalia as condições da malha rodoviária pavimentada do país, abrangendo todas as rodovias federais e as principais estaduais. A classificação considera três critérios: pavimento, sinalização e geometria da via. 

Em 2025, 24 equipes percorreram 114.197 quilômetros de rodovias em todo o país ao longo de 29 dias. Em Goiás, foram analisados 7.684 quilômetros, incluindo trechos sob administração pública e privada. Os dados foram coletados por observação em campo, análise de imagens de vídeo com apoio de inteligência artificial e mapeamento a partir de bases georreferenciadas.  

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