21.8 C
Goiânia
sábado, 31, janeiro 2026

Produção de alho em Goiás cresce e consolida estado como segundo maior produtor do país 

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

Goiás se destaca no cenário nacional da alhicultura ao ocupar o segundo lugar no ranking brasileiro de produção e área colhida de alho, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nos últimos dez anos, a cultura apresentou expansão consistente no estado, com aumento de 210,1% no valor da produção, crescimento de 64% da área plantada e alta de 57,6% no volume produzido. 

O desempenho positivo levou a um recorde histórico em 2024, com produção de R$ 738,8 milhões, alta de 31,6%. Segundo a Seapa, o resultado reflete avanços na industrialização, conservação e processamento do alho.

Para o secretário da Seapa, Pedro Leonardo Rezende, o avanço da cultura é fruto da combinação entre investimento dos produtores, tecnologia e políticas públicas que garantem segurança ao setor. “O alho tem ganhado espaço no agronegócio goiano graças ao manejo eficiente e à profissionalização da cadeia produtiva. Esses resultados representam geração de renda e inclusão produtiva em diversas regiões do estado”, afirmou. 

Leia Mais: Auditoria do DenaSUS confirma acerto da Prefeitura ao mudar gestão das maternidades de Goiânia 

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Competitividade regional 

Cristalina lidera a produção goiana, respondendo por mais da metade do volume colhido em 2024. Padre Bernardo e Ipameri figuram entre os municípios com maior produtividade do país. Outros polos avançaram, como Luziânia, que liderou o crescimento anual, e Catalão, que quase dobrou a produção no período.

Apesar de a cultura estar presente em apenas dez municípios, Goiás se destaca pelo seu desempenho expressivo e pela menor dependência de importação de alho no Brasil. Em 2024, o país importou 145,5 mil toneladas do produto, enquanto Goiás adquiriu apenas 25,2 toneladas da Argentina, segundo o IBGE. Isso evidencia a competitividade do estado no mercado interno.

Os dados integram a 75ª edição do informativo Agro em Dados, publicação mensal da Seapa que reúne informações sobre as principais cadeias agropecuárias goianas. O material está disponível para consulta no site da secretaria.  

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -