24.8 C
Goiânia
terça-feira, 9, dezembro 2025

Governo de Goiás desenvolve projeto pioneiro de adestramento e adoção de cães resgatados em Goiânia 

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

O Governo de Goiás, por meio do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães) da Polícia Militar, concluiu um projeto inédito que uniu capacitação técnica e responsabilidade social no cuidado de animais resgatados. A iniciativa integrou o 2º Curso de Cinotecnia e Operações com Cães (CINOC) e trabalhou o adestramento de 18 cães adultos recolhidos em diferentes pontos de Goiânia, como o Araguaia Shopping, Terminal Rodoviário, Universidade Federal de Goiás (UFG) e Abrigo dos Animais Refugados. 

O projeto buscou aprimorar a formação prática dos policiais militares em técnicas de adestramento. Ele também teve como foco reabilitar os cães e prepará-los para adoção responsável. Para marcar o encerramento das atividades, a corporação realizará o evento Adoção de Cães Adestrados no próximo sábado (13), às 9h, no Araguaia Shopping. Os animais estarão disponíveis para novos tutores. Policiais do BPCães acompanharão a entrega para orientar as famílias sobre os comandos básicos de obediência aprendidos pelos cães. 

Bem-estar e reabilitação 

Durante o curso, os animais receberam atendimento veterinário completo, incluindo castração, vermifugação, desparasitação, microchipagem e emissão de carteira de identidade animal. O adestramento utilizou métodos positivos, com foco em condicionamento clássico e operante, reforçando comportamentos adequados, socialização e equilíbrio emocional. 

O comandante do BPCães, major Paulo Gouthier Neto, destaca que o projeto amplia o papel social desempenhado pela corporação. 

“Mais do que aprimorar o conhecimento técnico dos nossos policiais, reforçamos nosso compromisso com o bem-estar animal e com a integração entre segurança pública e comunidade. É uma iniciativa que transforma a vida dos cães e das pessoas envolvidas”, afirma. 

Coordenador do curso e do treinamento, o capitão Ramon Matheus de Araújo Machado avalia que a iniciativa proporcionou uma experiência de aprendizado mútuo. 

“Os cães chegaram inseguros e, com o tempo, responderam ao afeto e à disciplina. Hoje estão prontos para receber uma nova família”, disse, ao destacar o caráter social do projeto. 

Leia Mais: Prefeitura de Aparecida de Goiânia oferece 1.897 vagas de emprego pelo SIME nesta semana

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Parcerias 

A ação contou com o apoio do Araguaia Shopping, da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), da Unidade de Pronto Atendimento Veterinário de Goiânia (UPAVet), da UFG — por meio do grupo @doguinhos_ufg —, do Abrigo dos Animais Refugados e da Raguife Rações, que auxiliaram no cuidado e na manutenção dos animais ao longo do curso.  

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -