As ações do grupo de trabalho criado para organizar a fiação dos postes em Aparecida de Goiânia começam nesta segunda-feira (8). A informação foi confirmada pelo prefeito Leandro Vilela nesta sexta (5), após reunião na Cidade Administrativa com representantes da Equatorial, Ministério Público, Câmara Municipal e empresas provedoras de internet. A retirada dos fios soltos e em desuso terá início na próxima quinta-feira (11), em avenidas e ruas consideradas críticas pela gestão.
Entre os trechos prioritários estão a Avenida Igualdade, no setor Garavelo, a Avenida Independência, que cruza bairros como Serra Dourada e Cidade Livre, além de vias do Setor Central, onde há maior acúmulo de cabos irregulares.
Grupo de trabalho e responsabilidades
A Prefeitura coordenará as ações por meio das secretarias de Planejamento e Regulação Urbana, Meio Ambiente e Sustentabilidade e Desenvolvimento Urbano. Também farão parte do grupo a Equatorial, provedores de internet, Ministério Público e Câmara Municipal.
Pelo acordo, cabe às empresas identificar os cabos sob sua responsabilidade, organizar a fiação e remover fios em desuso, danificados ou instalados fora dos padrões de segurança. A Equatorial atuará na coordenação do sistema de postes.
O prefeito Leandro Vilela destacou que a ação conjunta é necessária diante da gravidade do problema.
“Não dá mais para esperar o tempo passar. É preciso decidir e fazer acontecer, construindo o projeto a quatro mãos e evitando transtornos à população”, afirmou.
Ele estava acompanhado do vice-prefeito João Campos e dos secretários Andrey Azeredo, Pollyana Borges e Wagner Siqueira.
Leia Mais: Governo de Goiás procura startups para criar tecnologia que agilize e aumente transplantes de córnea
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Repercussão
O diretor de Relações Institucionais da Equatorial Goiás, Humberto Eustáquio, elogiou a articulação da Prefeitura, especialmente pela mobilização de provedores logo na primeira reunião.
“Vocês conseguiram trazer quem realmente é parte do problema. Teremos em Aparecida um exemplo do que deve ser feito para resolver essa questão”, avaliou.
O promotor de Justiça Rodrigo Corrêa reforçou que a retirada imediata de fios soltos é essencial para a segurança.
“É um problema nacional, com casos graves e até mortes. Aparecida sai na frente, trabalhando com a palavra-chave: prevenção”, afirmou.
O presidente da Apress-GO, Romenig Junior Antonio de Lima, participou da construção do grupo de trabalho e afirmou que os provedores já iniciaram a organização interna para retirada dos cabos obsoletos.


