25.8 C
Goiânia
quinta-feira, 4, dezembro 2025

Arquidiocese de Goiânia alerta fiéis sobre golpe que usa nome da Igreja para cobrar falsas renovações 

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A Arquidiocese de Goiânia emitiu um alerta à comunidade católica após identificar um golpe no qual criminosos se passam por funcionários da instituição para solicitar pagamentos. As cobranças fazem referência à suposta “renovação” do jornal da PASCOM, iniciativa que não está ativa, segundo a Arquidiocese. 

Como o golpe funciona 

De acordo com o comunicado oficial, os golpistas entram em contato com fiéis alegando que o recadastramento seria obrigatório e deve ser pago rapidamente — estratégia usada para pressionar e confundir as vítimas. Os contatos ocorrem por telefone, redes sociais e aplicativos de mensagem. 

A Arquidiocese reforça que nenhum funcionário tem autorização para solicitar pagamentos por meios informais. A instituição informa que só realiza comunicações pelos canais oficiais, como e-mail institucional, telefone fixo ou contato direto com a paróquia.

Leia Mais: Aparecida de Goiânia acende mais de 1 milhão de luzes e transforma a cidade em cenário natalino

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Pagamentos só pelos canais oficiais 

A Arquidiocese orienta que os fiéis façam qualquer doação, contribuição ou renovação apenas pela conta bancária oficial da instituição, via PIX ou por boleto emitido pelo Departamento Financeiro. A entidade alerta que transferências para contas de terceiros ou chaves desconhecidas representam risco e devem ser tratadas como suspeitas.

O que fazer ao receber contato suspeito 

  • Não realizar pagamentos; 
  • Não fornecer dados pessoais ou bancários; 
  • Não clicar em links, QR Codes ou abrir anexos; 
  • Encerrar o contato imediatamente; 
  • Confirmar a informação diretamente com a paróquia ou com a Arquidiocese; 
  • Registrar denúncia em caso de tentativa de golpe. 

A Arquidiocese orienta que fiéis e paróquias confirmem qualquer cobrança com o Departamento Financeiro ou o Setor de Comunicação antes de efetuar pagamentos.

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -