A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), iniciou a operação “Rota de Compras”, que será realizada ao longo de todo o mês de dezembro nos principais polos comerciais da capital. A ação busca aumentar a proteção ao pedestre, ampliar a segurança viária e organizar o fluxo de veículos em regiões que devem registrar grande movimento por conta do período natalino.
A operação abrangerá áreas de grande circulação em todas as regiões da cidade, como Campinas, Centro, Região da 44 e Setor Bueno, com equipes de fiscalização e educação de trânsito atuando simultaneamente. De acordo com dados da SET, entre 1º de janeiro e 25 de novembro os agentes registraram 30.192 autuações por estacionamento sobre passeio público. No mesmo período, eles aplicaram 2.388 multas por estacionar sobre a faixa de pedestre. Eles também registraram 4.148 infrações por não dar preferência ao pedestre na travessia. Além disso, os agentes emitiram 2.528 autuações por circulação de veículos sobre a calçada.
Para o gerente de Fiscalização da SET, Eduardo Mariano, os números evidenciam a necessidade de reforço das ações. “Os dados mostram claramente o desrespeito ao pedestre. Dezembro é o mês de maior fluxo nos centros de compras, e nossa atuação será intensificada em pontos críticos, como faixas de pedestres, áreas de embarque e desembarque, pontos de ônibus e faixas de canalização”, afirmou.
Leia Mais: MPGO apura possível intervenção irregular em áreas verdes do Setor Parque das Laranjeiras, em Goiânia
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok
Ações educativas
Além da fiscalização, haverá ampliação das ações educativas, com equipes orientando motoristas e pedestres nos locais de maior movimento. Segundo Jairo Souza dos Santos, gerente de Educação de Trânsito, o objetivo é reforçar boas práticas e acompanhar travessias. “Educação e fiscalização caminham juntas para garantir circulação mais segura”, disse.
O secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, afirma que a operação tem caráter preventivo. “Cuidar do trânsito é cuidar das pessoas. A proteção ao pedestre é prioridade porque envolve o direito de ir e vir com segurança”, destacou.


