STF determina prisão preventiva de Jair Bolsonaro por risco de fuga e violação da tornozeleira eletrônica

Data:

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso na manhã deste sábado (22) após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A Polícia Federal informou que cumpriu mandado de prisão preventiva por determinação do ministro, que apontou risco de tumulto, possível tentativa de fuga e violação das regras da prisão domiciliar, vigente desde 4 de agosto.

A decisão ocorreu poucas horas depois de o senador Flávio Bolsonaro (PL) convocar, pelas redes sociais, uma vigília de orações em frente à casa do ex-presidente. Moraes afirmou que o ato poderia facilitar “eventual tentativa de fuga do réu” e prejudicar a fiscalização da medida cautelar.

Violação da tornozeleira eletrônica

Na decisão, Moraes informou que o Centro de Integração de Monitoração Integrada do Distrito Federal registrou violação na tornozeleira eletrônica usada por Bolsonaro na madrugada deste sábado. Segundo o ministro, isso reforça a suspeita de que o ex-presidente tentaria fugir, utilizando-se da aglomeração causada pela convocação da vigília.

Ligação com fuga de outro condenado

O documento menciona ainda que Alexandre Ramagem, também condenado na mesma ação penal, teria deixado o país para evitar o cumprimento da pena, o que elevou a preocupação com a possibilidade de Bolsonaro agir da mesma forma.

Leia Mais: EUA retiram sobretaxas de 40% sobre produtos agrícolas brasileiros após ordem executiva de Donald Trump

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Universidade de São Paulo

Audiência de custódia e regras impostas

Moraes marcou a audiência de custódia para este domingo (23). A Superintendência da Polícia Federal do Distrito Federal vai conduzir o ato por videoconferência. O ministro também ordenou que Bolsonaro tenha atendimento médico disponível de forma contínua.

O ex-presidente só poderá receber visitas autorizadas previamente pelo STF, com exceção de advogados e profissionais de saúde responsáveis pelo acompanhamento clínico.

Pedido da defesa

Na sexta-feira (21), a defesa pediu a conversão da prisão preventiva em prisão domiciliar humanitária. Os advogados alegam que Bolsonaro possui doenças crônicas que exigem monitoramento médico intenso. O objetivo era impedir eventual transferência para o presídio da Papuda. O pedido ainda será apreciado.

Condenação e histórico da prisão domiciliar

O STF condenou Bolsonaro a 27 anos e três meses por participação no chamado Núcleo 1, termo usado pela Corte para definir a “trama golpista” na ação penal.

Desde agosto, ele cumpria prisão domiciliar por ter descumprido medidas cautelares impostas pelo STF, como uso obrigatório da tornozeleira eletrônica e proibições de utilizar redes sociais, manter contato com diplomatas e frequentar embaixadas.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Arraiá do Bem começa nesta sexta-feira (5) com shows, gastronomia e atrações para toda a família

Evento promovido pelo Governo de Goiás segue até domingo (7), com entrada gratuita mediante doação de alimentos

Anápolis vence o Paysandu por 3 a 1 e abre vantagem na decisão da Copa Verde

A decisão acontece neste domingo (7), às 18h30, no Estádio Mangueirão, em Belém

EUA passam a considerar PCC e Comando Vermelho como grupos terroristas nesta sexta-feira (5)

O governo dos Estados Unidos oficializou nesta sexta-feira (5)...

Ancelotti indica Lucas Paquetá como titular em amistoso da Seleção contra o Egito

O confronto diante do Egito será o último teste da Amarelinha antes da estreia na Copa do Mundo