Pelo segundo ano, a Polícia Penal de Goiás (PPGO) inicia uma grande operação para reforçar a segurança nas prisões do estado. A Operação Comando Integrado de Segurança Penitenciária (Ocispe/2025), tem como objetivo garantir monitoramento, segurança, estabilidade e controle no sistema prisional. O período de atuação vai de 20 de novembro a 5 de janeiro.
A Ocispe atuará com foco em medidas estratégicas, priorizando operações de prevenção contínuas e a reorganização dos processos de gestão. Entre as ações principais, estão as transferências de presos para equilibrar a lotação das unidades. Com uma abordagem integrada entre as áreas da corporação, a iniciativa busca garantir ambientes mais seguros para servidores, detentos e para a população em geral.
“Esta operação marca a transição de um modelo tradicional — baseado exclusivamente em segurança reativa — para um modelo de gestão estratégica integrada, que incorpora protocolos de monitoramento em tempo real, modernização administrativa, sustentabilidade predial e desenvolvimento contínuo de competências”, explica o diretor-geral da Polícia Penal de Goiás, Josimar Pires.
ESPP
Outra novidade é o investimento na qualificação profissional. A Escola Superior de Polícia Penal (ESPP) levará novos cursos a todas as unidades prisionais até o final do ano. O cronograma inclui noções de inteligência prisional para diretores e chefes de equipe. Além de treinamentos sobre comunicação eficiente para o registro de ocorrências nos sistemas informatizados.
“Ao consolidar a ordem, a estabilidade e o controle das unidades prisionais por meio da Ocispe, a Polícia Penal de Goiás reafirma seu compromisso com a segurança pública de excelência, contribuindo para a manutenção de Goiás como referência nacional em segurança pública integrada e gestão penitenciária de qualidade”, finalizou Josimar Pires.
Leia Mais: Polícia Civil de Goiás investiga três suspeitos por aplicar golpe de R$ 60 mil em homem com autismo
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok


