32.8 C
Goiânia
quinta-feira, 6, novembro 2025

Festival Internacional de Cinema Ambiental de Goiás ganha edição especial no Memorial da América Latina, em São Paulo 

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

Entre os dias 14 e 19 de novembro, o Memorial da América Latina, em São Paulo, recebe uma edição especial do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás (Fica) — o maior festival de cinema ambiental do Brasil e um dos mais importantes do mundo. A programação é gratuita e inclui 19 filmes, entre longas e curtas premiados ou destaques da edição 2025, além de painéis, debates e atividades educativas. 

A iniciativa é do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), em parceria com a Fundação Memorial da América Latina e apoio da SPCine. Segundo a secretária de Cultura, Yara Nunes, o evento é uma forma de aproximar territórios e ideias. “Levar o Fica ao Memorial é unir Goiás a São Paulo, o Cerrado ao mundo. É um convite para que o Brasil conheça o que temos de mais potente”, afirmou. 

O presidente da Fundação Memorial, Pedro Mastrobuono, destacou que o festival reforça o papel do espaço como ponto de encontro das culturas latino-americanas. “Receber o Fica reafirma o compromisso do Memorial com a sustentabilidade, a arte e o pensamento latino-americano voltado ao futuro”, disse. 

Leia Mais: Governo de Goiás inicia entrega de 665 mil brinquedos da campanha Natal do Bem 2025

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Programação

A abertura oficial será na sexta-feira (14), às 10h, com a presença de autoridades e convidados. Na sequência, serão exibidos longas como Terra Encantada, de Robney Bruno de Almeida; Este é o Nosso Tudo, de Frederik Subei; Mãos à Terra, de Sérgio Guidoux; e Bye Bye Amazônia, de Neville D’Almeida. 

Nos dias seguintes, o público poderá assistir a curtas premiados como Tingui, Lusco-Fusco, Rocha: Substantivo Feminino e Marés da Noite, além de participar de conversas sobre o protagonismo feminino na preservação ambiental. Haverá também sessões especiais para escolas públicas, com filmes e atividades educativas voltadas a crianças. 

O encerramento, na quarta-feira (19), será marcado por uma mostra dedicada a produções indígenas e debates sobre espiritualidade e sustentabilidade. Entre os filmes exibidos estão Jamming – O Ano em que Junior Marvin Morou em Goiânia e Djaexá Porãa – Um olhar para o futuro. 

As atividades do Fica Itinerante ocorrem no Auditório Simón Bolívar e na Biblioteca Latino-Americana Victor Civita. Os temas incluem sustentabilidade no audiovisual, protagonismo feminino e fortalecimento das film commissions.

Evento multicultural 

O Fica acontece todos os anos na cidade de Goiás, reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.
O festival se consolidou como um dos principais do mundo dedicados à arte, ciência e sustentabilidade. A Universidade Federal de Goiás (UFG) realiza o evento em correalização com a Fundação RTVE e apoio da Secretaria da Retomada, Goiás Turismo e Goiás Social.

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -