Goiânia é um dos 15 municípios do país a receber a Carreta da Saúde da Mulher, iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Prefeitura de Goiânia, que oferece atendimentos especializados em ginecologia e mastologia. A ação, instalada no Hospital e Maternidade Célia Câmara, tem como objetivo fortalecer o cuidado com a saúde da mulher. Ela também visa ampliar a resolutividade da rede municipal por meio da oferta de pacotes de serviços especializados.
O secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, afirma que a parceria vai garantir 3 mil consultas e 2,8 mil exames. Entre eles estão tomografias, ultrassonografias e mamografias. “Essa é uma ação que faz parte do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde. “A equipe realizará os atendimentos na modalidade Oferta de Cuidado Integrado (OCI). Esse formato oferece um pacote de serviços”, explica o secretário.

“Serão mil OCI’s, e cada uma é composta por uma primeira consulta com ginecologista ou mastologista, exames diagnósticos e uma consulta de retorno”, detalha Pellizzer. “Esse formato permite que a paciente receba atendimento de forma mais ágil, sem precisar entrar em filas separadas para cada etapa, e possa iniciar o tratamento com maior rapidez”, completa.
Leia Mais: Merendeiras finalistas do concurso Sabores da Escola disputam título de melhor receita no dia 30 de outubro
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Os atendimentos na Carreta da Saúde da Mulher seguem até o dia 8 de novembro, e as pacientes estão sendo encaminhadas pela regulação municipal. “As usuárias estão sendo contatadas pela nossa equipe e são pessoas que já aguardavam atendimento especializado. Essa ação amplia a capacidade de resposta da nossa rede de saúde”, destaca a superintendente de Regulação, Avaliação e Controle da SMS, Paula dos Santos Pereira.
