O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), anunciou as cinco duplas finalistas da 2ª edição do Concurso Sabores da Escola. A grande final acontece no dia 30 de outubro, no Centro de Eventos Ipê, em Goiânia, como parte das comemorações do Dia da Merendeira.
As finalistas são:
- Lucivânia Mendes e Rosângela Maria, de Goiânia
- Doraci Manoel e Alessandra Ferraz, de Araguapaz
- Iracema Soares e Marli Pereira, de Itaguaru
- Delzirê Zacarias e Elane Virgínia, de Jataí
- Juvenêz Pereira e Ediva Mendes, de Planaltina
As receitas inscritas seguem as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), priorizando o uso de ingredientes in natura ou minimamente processados, com foco em uma alimentação saudável, balanceada e nutritiva.
“Os temperos das merendeiras são muito bons, os alunos aprovam as refeições. As comidas são preparadas com muito carinho, e a aceitação dos pratos é praticamente 100%”, destaca o nutricionista Lorran Abrantes, organizador do concurso.

Além de incentivar a criatividade na cozinha, o concurso tem o objetivo de valorizar o trabalho das merendeiras e reconhecer o papel essencial que desempenham no cotidiano das escolas.
“Esse projeto é de extrema importância para a valorização das merendeiras. Dá para ver a gratificação pela emoção e reação quando elas ganham — não é só pelo prêmio, é pelo acolhimento e reconhecimento que o concurso proporciona”, ressalta a nutricionista Camila Tavares, da equipe organizadora.
Leia Mais: Festival do Bem chega a Caldas Novas com grandes shows e entrada solidária
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Três etapas até a final
A 2ª edição do Sabores da Escola recebeu 381 receitas enviadas por merendeiras da rede pública estadual. O processo de seleção foi dividido em três fases:
- Etapa regional, que escolheu 40 receitas classificadas;
- Etapa dos polos, na qual cada polo selecionou uma receita vencedora;
- Grande final, que reunirá as cinco duplas finalistas.
Alunos da rede estadual, representantes da gestão pública e dois chefs de cozinha convidados comporão a banca julgadora.

Investimento histórico na alimentação escolar
O Governo de Goiás tem ampliado de forma expressiva os recursos destinados à alimentação dos estudantes. Em 2019, o valor anual investido era de R$ 30 milhões. Em 2025, com os novos repasses iniciados em junho, o montante alcançou R$ 235,7 milhões.
“Nossa madrinha da Educação e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, leva muito a sério todas as nossas demandas. O apoio dela foi essencial para esse aumento histórico e para que o Fundo Protege abraçasse nossa causa da segurança alimentar”, afirma a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli.
