33.8 C
Goiânia
segunda-feira, 6, outubro 2025

Prefeito de Goiânia, Sandro Mabel inaugura 15º laboratório Maker na Escola Municipal Itamar Martins 

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, inaugurou nesta segunda-feira (6) mais um laboratório Maker na rede municipal, desta vez na Escola Municipal Itamar Martins, localizada no Setor Bela Vista. A iniciativa tem como objetivo estimular a cultura Maker, incentivando a produção criativa e tecnológica por meio da ciência e robótica. A entrega faz parte das comemorações do 92º aniversário de Goiânia, celebrado em 24 de outubro. 

O novo laboratório é o 15º da rede municipal e atenderá cerca de 30 alunos por aula, beneficiando aproximadamente 560 estudantes com atividades práticas e experimentos desenvolvidos no espaço. 

Educação tecnológica como prioridade 

Durante a solenidade, o prefeito destacou o compromisso da gestão com uma educação eficiente e tecnológica. “Nós vamos colocar os laboratórios Makers em praticamente todas as nossas escolas. Além disso, vamos adquirir 1.475 lousas digitais de 86 polegadas, com recursos que incluem inteligência artificial. O professor pode dar aula, escrever no quadro e aparecerão figuras, fotos, vídeos e informações complementares em tempo real”, explicou Mabel. 

A secretária de Educação, Giselle Faria, reforçou que a tecnologia é aliada da aprendizagem e do estímulo ao pensamento computacional. “Queremos que nossos estudantes deixem de ser apenas usuários da tecnologia e passem a criar, programar e construir. Nosso compromisso é garantir que os alunos da rede pública tenham acesso a esse conhecimento e se preparem para o futuro”, afirmou. 

O vereador Wellington Bessa destacou que o laboratório representa uma evolução pedagógica. “O investimento em educação é o principal investimento de uma cidade. Esse laboratório traz oportunidades e crescimento para os estudantes, e a Câmara Municipal sempre apoia ações que modernizam e fortalecem a educação”, disse. 

Leia Mais: Governo de Goiás conclui instalação de scanners corporais em todas as unidades prisionais

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Conhecimento atrativo e prático 

Segundo o professor de cultura Maker, Paulo Lobo, o espaço amplia o conhecimento dos alunos e estimula a criação de projetos com potencial de impacto na comunidade. “Eles ficam encantados. A cultura Maker vem sendo amadurecida, e estamos ajustando exigências para melhor direcionar a disciplina”, comentou. 

Um exemplo prático apresentado foi um carrinho feito com escova de lavar roupa, pilha e motor, mostrando como objetos descartados podem ser reaproveitados para ensinar conceitos de energia e movimento de forma prática e divertida. 

Estudantes também celebraram a novidade. Pedro Sales disse estar ansioso para colocar os projetos em prática, enquanto Ana Rafaela Gomes afirmou: “Aprendemos coisas novas, como a criação de jogos, e nos preparamos para projetos futuros. É uma experiência que difere muito das aulas comuns.”  

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -