A Polícia Civil de Goiás (PCGO), por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (Dercap), deflagrou nesta quinta-feira (2) a Operação Arcário, com o objetivo de cumprir três mandados de prisão e quatro de busca e apreensão, além do afastamento dos sigilos bancário e fiscal de um ex-secretário de Finanças do município de Palmelo e de outros investigados.
As apurações começaram após denúncia apresentada pela própria Prefeitura, que identificou manipulações suspeitas nos lançamentos de despesas municipais. Segundo a investigação, o então secretário teria inserido dados falsos no sistema e utilizado senhas de outras secretarias, desviando cerca de R$ 4,6 milhões dos cofres públicos.
De acordo com a PCGO, o investigado teria utilizado os recursos ilícitos para adquirir imóveis e veículos de luxo, que estariam sendo transferidos a parentes e terceiros para ocultar a origem criminosa do patrimônio.
Leia Mais: Governo de Goiás abre inscrições para Programas de Residência Médica e Multiprofissional 2026
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Com o cumprimento dos mandados e demais diligências, a Polícia Civil busca comprovar a conduta ilícita do ex-secretário e identificar possíveis beneficiários do esquema.
Os envolvidos poderão responder por peculato (art. 312 do CP), inserção de dados falsos em sistema de informações (art. 313-A do CP), associação criminosa (art. 288 do CP) e lavagem de dinheiro (art. 1º da Lei nº 9.613/98).
