Estudantes de Goiás criam smartwatch sustentável para apoiar colegas neurodivergentes 

Data:

Alunos do Cepi Dr. Mauá Cavalcante Sávio, em Anápolis, conquistaram 1º lugar na categoria Referência, área de Engenharias, na 9ª Mostra de Ciência, Inovação, Tecnologia, Empreendedorismo e Cultura (Moscitec), realizada em Porto Alegre (RS), com o projeto Sentipulso, um smartwatch sustentável desenvolvido para auxiliar estudantes neurodivergentes no controle emocional dentro da escola. 

Os estudantes Ana Gabrielly Pereira, Pedro Augusto Yoshihara e Anna Beatriz Souza idealizaram o projeto no curso técnico em marketing do programa Profissionaliza Goiás. Essa iniciativa é uma parceria da Seduc Goiás com o Senac Anápolis, sob supervisão dos professores Kesia Cruz e Túlio Vadeley Silva.

O Sentipulso identifica estados emocionais dos alunos e, por meio de alertas visuais e vibração, ajuda na autorregulação emocional. O protótipo é sustentável: foi construído a partir de sucata eletrônica, placas solares reaproveitadas de calculadoras antigas e componentes acessíveis, como o Arduino Uno. 

Além do troféu e das medalhas, os jovens receberam credenciais para participar de uma feira internacional e ficaram entre os nove projetos finalistas do Desafio Learning Sectors. 

Leia Mais: Vigilância Sanitária de Goiânia realiza mais de 14 mil inspeções em 2025 e intensifica fiscalização 

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Protagonismo estudantil 

A professora Kesia Cruz destacou que o projeto fortaleceu a sensibilidade dos estudantes para ajudar o próximo: “Eles aprendem resolvendo problemas reais, conectando teoria e prática. No Sentipulso, planejaram, testaram, ouviram o público-alvo e aprimoraram a solução. O protagonismo é deles”, afirmou. 

Para a estudante Ana Gabrielly, a experiência foi transformadora: “O Sentipulso nasceu do encontro entre sustentabilidade, afeto e inteligência artificial. Mais do que tecnologia, buscamos conectar vidas e tornar a escola um espaço sempre humano e acessível”, ressaltou. 

Lucas Freitas
Lucas Freitas
Jornalista formado pela UNIFASAM - Centro Universitário Sul-Americano. Profissional apaixonado em entretenimento, cinemas, teatro, futebol e musicas. Jornalista por amor.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Comurg mobiliza 966 trabalhadores para limpeza no dia das eleições

Força-tarefa atuará nos 356 locais de votação de Goiânia e terá equipes durante o dia e à noite para recolher resíduos de campanha

Google Cloud destaca Goiás na transformação digital do setor público

Thomas Kurian destacou o uso de inteligência artificial pelo Estado durante o Google Cloud Summit Brasil 2026, em São Paulo

Goiás prepara operação integrada de segurança para as eleições

Operação coordenada pela SSP-GO mobilizará forças estaduais, federais e municipais nos 246 municípios durante o primeiro turno, em 4 de outubro

Goiânia realiza Dia D de Saúde da Pessoa Idosa nesta quinta (1º)

Ação será realizada das 8h às 17h em unidades de saúde e terá atendimento clínico, vacinação e avaliação multidimensional.