Na madrugada desta quinta-feira (18), a Guarda Civil Municipal de Aparecida de Goiânia, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), flagrou e apreendeu um caminhão da empresa Guardião Entulhos realizando descarte irregular de resíduos na Avenida Princesa Isabel, no Setor Buriti Sereno. O local é um dos 40 pontos de descarte monitorados pela Prefeitura na cidade, que já havia registrado a prática de forma reincidente neste ano.
O flagrante aconteceu por volta das 2h30, durante monitoramento realizado pelo grupo de inteligência da Guarda Civil. A SEMMA levou o veículo ao pátio para lavrar o auto de infração e multou a empresa em R$ 45 mil. O caminhão e a caçamba permanecem apreendidos até que a multa seja paga e a área seja limpa.
Segundo o comandante da GCM, Milton Sobral, a corporação vinha monitorando a empresa há cerca de três meses e conseguiu identificar a prática criminosa com apoio do sistema de videomonitoramento da cidade. “Foi através desse monitoramento que conseguimos flagrar o caminhão em horários noturnos, geralmente entre duas e quatro da manhã, quando tentavam dificultar a fiscalização. Queremos deixar claro que estamos de olho, e Aparecida continuará limpa”, afirmou.
A auditora fiscal da SEMMA, Natália Neas Cardoso, destacou a integração entre os órgãos na fiscalização. “O trabalho conjunto visa coibir o descarte irregular de resíduos. Neste caso, houve agravantes como a infração ocorrendo à noite e o dano ambiental, o que justificou a multa e a apreensão do veículo”, explicou.
Leia Mais: Prefeitura de Goiânia entrega mais de 300 ares-condicionados em escolas e Cmeis para melhorar conforto e aprendizagem
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Operação Aparecida Limpa
A ação faz parte da Operação Aparecida Limpa, que desde o início da gestão do prefeito Leandro Vilela realiza ações de fiscalização e limpeza em toda a cidade. Somente no primeiro semestre de 2025, a equipe recolheu 53,1 mil toneladas de resíduos descartados irregularmente.
A Prefeitura reforça que a população deve colaborar e orienta a enviar denúncias anônimas pelo WhatsApp da GCM (62) 3238-7243, pelo WhatsApp da SEMMA (62) 98459-1661 ou pelo telefone 153.


                                    