A Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciou, nesta semana, a aplicação das provas do 3º Ciclo do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), que avaliam o nível de alfabetização de alunos da Rede Municipal de Goiânia. Ao todo, mais de 47 mil estudantes participam do processo, que ocorre entre 10 de setembro e 10 de outubro.
As avaliações contemplam Leitura (1º ao 5º ano), Fluência Leitora e Escrita (2º ao 5º ano) e Matemática (1º ao 5º ano). O MEC, em parceria com o CAEd/UFJF, oferece gratuitamente a plataforma para a aplicação.
A SME define alfabetização como a capacidade de ler e escrever com compreensão, decodificar, interpretar informações e usar a linguagem em diferentes contextos.
Leia Mais: 3ª edição do Ipasgo Solidário coleta 139 bolsas de sangue e pode beneficiar até 556 pessoas
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

A avaliação de fluência leitora mede rapidez, precisão e entonação da leitura. Com esses dados, os professores acompanham o desenvolvimento dos alunos e ajustam suas práticas pedagógicas.
A iniciativa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, conduzido em colaboração entre União, estados e municípios. Ela também atende à Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê alfabetizar todas as crianças até o fim do 2º ano do ensino fundamental.