Goiânia se tornou a primeira capital brasileira a adotar a metronização no transporte coletivo, tecnologia que garante prioridade aos ônibus nos semáforos e já reduziu em 30% o tempo de deslocamento nos corredores do BRT. A conquista foi destaque no jornal O Estado de São Paulo, em reportagem publicada nesta quarta-feira (10).
A inovação, inédita no país, utiliza inteligência artificial, comunicação em tempo real e um sistema integrado de semáforos que assegura trânsito livre para os ônibus em até 90% do percurso. Como resultado, a velocidade média subiu de 15 km/h para 22 km/h, com meta de alcançar 25 km/h.
“Estamos transformando o transporte coletivo de Goiânia em um sistema com mais fluidez, conforto e eficiência. A velocidade dos ônibus aumentou em alguns trechos, e o passageiro já sente essa diferença no dia a dia”, afirmou o prefeito Sandro Mabel.
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Transporte mais eficiente
Segundo o secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Francisco Tarcisio Ribeiro de Abreu, a proposta é tornar os corredores semelhantes a um “metrô sobre rodas”. “O objetivo é aumentar a velocidade operacional, reduzir atrasos e tornar o transporte mais eficiente e atrativo para a população”, destacou.
Nos trechos entre o Terminal Novo Mundo e a Praça da Bíblia e entre o Terminal Isidória e a Praça Cívica, os ônibus reduziram as paradas. Antes, eles paravam cinco ou seis vezes a cada dez cruzamentos. Agora, completam o trajeto com no máximo uma parada.
O próximo eixo a receber a tecnologia será o de 6 km entre os terminais Praça da Bíblia e Praça A, com previsão de início ainda no segundo semestre. O planejamento da Prefeitura é expandir o sistema para 200 quilômetros de corredores em até quatro anos.