28.8 C
Goiânia
quarta-feira, 30, julho 2025
- Anúncio -

Goiás lidera inclusão digital entre idosos e abre 360 vagas para curso gratuito em 11 cidades

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

O Governo de Goiás, por meio do programa Goiás Social e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), abriu 360 vagas para o curso gratuito de inclusão digital voltado a pessoas com mais de 60 anos em situação de vulnerabilidade social. A formação é oferecida pelo programa Cidadão Tech 60+, com inscrições abertas até o dia 17 de agosto, pelo site abre.go.gov.br/cidadaotech60 ou presencialmente nos locais indicados nos 11 municípios onde ocorrerão as aulas. 

A lista completa dos endereços está disponível em goias.gov.br/inovacao, e dúvidas podem ser tiradas pelo WhatsApp (61) 3559-1111. 

As aulas começam em 18 de agosto. Elas ocorrerão em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Aporé, Catalão, Cristalina, Jaraguá, Jussara, Mineiros, Santo Antônio do Descoberto, Senador Canedo e Rio Verde. Na capital, são ofertadas 60 vagas, enquanto cada um dos demais municípios contará com 30 vagas. A carga horária do curso é de 60 horas, com conteúdos que ensinam desde o uso de aplicativos bancários, de transporte e localização, até segurança digital e redes sociais. 

“O público idoso é um dos que mais sente o impacto da digitalização de serviços públicos. Mas, em Goiás, mostramos que a tecnologia é para todos”, afirma José Frederico Lyra Netto, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado.

Leia Mais: Goiânia apresenta programa Nova Mobilidade em evento nacional como exemplo de transformação urbana

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Formação e cidadania digital 

O curso faz parte da estratégia estadual de transformação digital, com o objetivo de garantir cidadania digital e acesso seguro às tecnologias para a população idosa. Desde sua criação, em 2024, o Cidadão Tech 60+ já formou mais de 300 alunos. A expectativa para este ano é formar pelo menos 700 idosos. 

Uma das participantes da edição anterior, Tânia Blanco Nunes, de 67 anos, contou como o curso transformou sua relação com a tecnologia. “Tinha muita vontade de mexer com computador e celular, mas não achava quem ensinasse. Quando comecei o curso, achei bom demais, porque agora não tenho mais medo do computador e me sinto mais segura para fazer as coisas”, relatou. 

Goiás é destaque nacional no uso da internet por idosos 

Goiás lidera o acesso à internet entre idosos no Brasil. A informação foi divulgada pelo IBGE na última quinta-feira (24), por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad). Em 2024, 77,3% da população goiana com mais de 60 anos utilizava a internet, bem acima da média nacional, que ficou em 69,8%. O número representa um salto expressivo, já que o percentual cresceu 3,6 vezes nos últimos oito anos. 

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -