Concessionárias de Goiânia devem informar isenção de impostos na compra de veículos

Data:

Nova lei sancionada por Mabel obriga divulgação de direitos fiscais para pessoas com deficiência e doenças específicas, em lojas e plataformas digitais

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), sancionou a Lei nº 11.423, de 9 de junho de 2025, que obriga as concessionárias de veículos a informarem, de forma clara e visível, quais doenças, deficiências e condições especiais garantem isenção de impostos na compra de automóveis. A medida visa ampliar o acesso a um direito garantido por leis federais, mas que ainda é pouco conhecido por grande parte da população.

A nova norma determina que as informações sejam afixadas em cartazes em locais de fácil visualização dentro das concessionárias, além de estarem disponíveis também nos sites e aplicativos das empresas. “Precisamos dar visibilidade a direitos que impactam a vida de muitas famílias. Com mais informação, garantimos autonomia, transparência e respeito”, afirmou Mabel ao sancionar a lei, de autoria do vereador Isaías Ribeiro.

Leia mais: Coro Sinfônico Jovem de Goiás homenageia grandes compositores em concerto gratuito

Entre os beneficiários da isenção estão pessoas com deficiência física permanente de grau moderado ou grave, deficiência visual, intelectual, síndrome de Down e autismo. A legislação federal também contempla casos como ausência de membros, doenças cardíacas, neurológicas, artrite, HIV e esclerose múltipla. É possível obter isenção de IPI, IOF e ICMS, além do IPVA, conforme os critérios da Receita Federal e da Secretaria da Economia de Goiás.

Segundo o governo estadual, quem se enquadra nas regras pode comprar carros de até R$ 70 mil com isenção total do ICMS. Para veículos de até R$ 120 mil, paga-se apenas a diferença. Em caso de descumprimento da nova lei, o consumidor pode acionar o Procon Goiânia pelos canais de denúncia, como WhatsApp, aplicativo Goiânia 24h, e-mail e redes sociais.

Lucas Freitas
Lucas Freitas
Jornalista formado pela UNIFASAM - Centro Universitário Sul-Americano. Profissional apaixonado em entretenimento, cinemas, teatro, futebol e musicas. Jornalista por amor.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Goiânia celebra 93 anos com festival de shows, cultura, esporte e gastronomia 

Programação de 93 anos de Goiânia terá shows, cultura, esporte, gastronomia e lazer no Centro e em 11 bairros

HUGO amplia captação de órgãos e reforça importância da doação em Goiás

Hospital foi o que mais captou órgãos para transplantes em Goiás entre janeiro e agosto de 2026 e aposta no acolhimento das famílias

MotoGP confirma GP do Brasil em Goiânia para 4 de abril de 2027

Autódromo Internacional de Goiânia receberá o Mundial de 2 a 4 de abril, na terceira etapa da temporada de 2027

Goiânia amplia vacinação contra pneumonia para idosos com 85 anos ou mais

Pneumo 20 passa a ser oferecida aos idosos a partir de 85 anos nas salas de vacinação da rede municipal de saúde