A Prefeitura de Goiânia reativou, nesta quinta-feira (29), leitos de UTI Pediátrica no Instituto Goiano de Pediatria (Igope) e ampliou de quatro para dez o número de vagas ofertadas à rede pública de saúde. A medida faz parte de um conjunto de ações da administração municipal para fortalecer o cuidado com crianças e adolescentes nos diversos níveis de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o prefeito Sandro Mabel, o reforço na estrutura hospitalar visa antecipar crises. Isso ocorre em períodos críticos, como a seca, quando são comuns os casos de doenças respiratórias. “A gestão precisa agir antes da emergência. Estamos organizando a rede para garantir atendimento e salvar vidas, principalmente entre as crianças”, afirmou.

Retomada de leitos e novos investimentos
Os leitos do Igope estavam desativados por falta de pagamento da gestão anterior. Com a renegociação das dívidas, a atual administração conseguiu reabrir as vagas e ainda ampliá-las. “Retomamos os quatro leitos, ampliamos para dez e já estamos trabalhando para criar novos leitos de enfermaria na unidade”, explicou o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer.
A expansão acontece em um momento estratégico para a capital, que registra aumento na procura por atendimento pediátrico em períodos de baixa umidade do ar.
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.

Atenção integral à saúde infantil
Segundo Pellizzer, a ampliação dos leitos é apenas uma das medidas dentro de um plano maior de atenção integral à saúde das crianças e adolescentes. “Estamos também com ações como vacinação dentro das escolas, ampliação dos pontos de urgência e emergência pediátrica, além da oferta de consultas ambulatoriais em toda a rede”, destacou.
A gestão foca em garantir o cuidado infantil desde a prevenção até os casos mais complexos. Para isso, ela prepara a estrutura e a equipe para um atendimento eficiente e humanizado.