Goiás é o primeiro estado do país a oferecer tratamento gratuito com imunobiológico para dermatite atópica grave

Data:

Goiás tornou-se o primeiro estado brasileiro a oferecer gratuitamente o imunobiológico dupilumabe para o tratamento da dermatite atópica grave. A iniciativa é do Governo de Goiás, por meio do Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac JB), que incorporou o medicamento ao protocolo estadual, ampliando as opções de tratamento para a doença.

A medida garante acesso a uma das terapias mais modernas disponíveis no mundo, ainda não contemplada pelo protocolo nacional do Ministério da Saúde. “É um avanço expressivo na saúde pública. Oferecemos o que há de mais eficaz no manejo clínico da dermatite atópica grave”, afirma o secretário estadual da Saúde, Rasível Santos.

Segundo a diretora técnica do Cemac JB, Vivianne Vieira de Melo, o novo protocolo inclui também o uso do clobetasol em creme, além do imunobiológico, ampliando as possibilidades para pacientes que não respondem bem aos tratamentos tópicos convencionais.

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.

Leia Mais: Amma inicia desassoreamento no Parque Cascavel para aumentar capacidade de retenção e evitar alagamentos, em Goiânia

Pacientes com quadro moderado a grave da doença e que atendam aos critérios exigidos já podem solicitar o medicamento pelo Portal Expresso (https://www.go.gov.br/). O primeiro processo licitatório para adquirir o dupilumabe custou cerca de R$ 5,2 milhões. Um novo pregão está em andamento para garantir a continuidade do fornecimento.

A dermatite atópica é uma condição crônica que causa inflamação e coceira intensa na pele, afetando principalmente crianças, mas que pode persistir ou surgir na vida adulta. Associada a doenças como asma e rinite alérgica, ela compromete a barreira de proteção da pele, tornando-a mais suscetível a infecções e alergias.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Michael Jackson volta a ser acusado de abuso sexual em novo processo nos EUA

O cantor Michael Jackson, falecido em 2009, voltou a...

Procon Goiás apreende mais de 215 kg de alimentos impróprios em supermercado de Goiânia

A ação foi realizada nesta quinta-feira (30), após denúncia de consumidor

Governo de Goiás lança edital para levar pesquisadores a eventos internacionais

A iniciativa prevê investimento de R$ 1,2 milhão para apoiar pesquisadores goianos na participação em eventos acadêmicos no exterior

Festival TeNpo 2026 leva teatro, circo e comédia a Porangatu com atrações nacionais

A 21ª edição da Mostra de Teatro Nacional de...