Cerca de dois mil estudantes da rede municipal de Goiânia participam, nesta sexta (23) e sábado (24), dos Festivais de Atletismo, Xadrez e Tênis de Mesa. As atividades fazem parte da 31ª edição dos Jogos Educacionais, promovidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME), e acontecem na Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG).
No sábado, as competições acontecerão das 8h às 12h e das 14h às 18h. Participarão alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano. Já no domingo, entre 8h e 12h, participam os estudantes dos anos finais, do 6º ao 9º ano, além dos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Durante o festival de atletismo, serão realizadas provas de corrida nos percursos de 50, 75, 100, 800 e 1.500 metros. Além disso, os alunos participam de modalidades como salto em distância, salto em altura e arremesso de peso. A competição conta com a inscrição de 79 escolas no atletismo, 39 no xadrez e 30 no tênis de mesa.
Segundo Jair Marinho, coordenador dos Jogos Educacionais, essa etapa representa uma grande oportunidade para os estudantes se aproximarem do esporte. “É uma forma de despertar o interesse pelas modalidades. Muitas crianças e adolescentes demonstram potencial nas provas, e nosso objetivo é incentivá-los a seguir no caminho esportivo”, afirmou.
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.
Leia Mais: Governo de Goiás lança projeto inédito para reduzir fila de espera nos hospitais estaduais

Esporte como ferramenta de formação
Os Jogos Educacionais promovem diversas modalidades ao longo do ano, envolvendo estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA. Até o momento, já foram realizados o festival de brinquedos e brincadeiras populares e o festival de queimada.
A programação inclui ainda torneios de esportes coletivos, como futsal, voleibol, basquete e handebol, além de atividades de aventura na natureza. A iniciativa tem como propósito enriquecer o ambiente escolar, promovendo a vivência esportiva e lúdica como parte do processo educacional. Ao incentivar o esporte, a SME busca contribuir para uma educação mais completa, que valoriza o desenvolvimento físico, emocional e social dos alunos.
