Goiânia realiza mobilização no Parque Flamboyant contra a violência sexual infantil neste domingo

Data:

A Prefeitura de Goiânia promove, neste domingo (18), uma grande mobilização no Parque Flamboyant. A ação começa às 8h30 e integra a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) coordena a iniciativa, que conta com apoio de diversos órgãos. Participam da ação a Secretaria de Políticas para as Mulheres, a Delegacia da Criança e do Adolescente, o Ministério Público e a Secretaria Municipal de Saúde, entre outros parceiros.

Com o tema “A escola faz bonito protegendo nossas crianças e adolescentes”, a campanha chega à 25ª edição destacando o papel fundamental da educação na prevenção e no enfrentamento desse tipo de violência. A programação no parque inclui apresentações artísticas e atividades educativas voltadas à conscientização da população.

A secretária municipal de Educação, Giselle Faria, reforça o compromisso da rede municipal com a proteção da infância:
“Estamos engajados desde o início do ano, desenvolvendo projetos com os alunos e capacitando nossos profissionais para orientar e apoiar as crianças. A escola tem papel essencial nessa rede de proteção”, afirma.

Ao longo de 2024, a SME tem realizado ações em escolas, Cmeis, teatros e espaços públicos, promovendo debates sobre os direitos das crianças e a importância de denunciar abusos. A campanha também inclui a formação contínua de educadores para que saibam identificar sinais de violência e atuar de forma preventiva.

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.

Leia Mais: Goiânia amplia rede de vacinação e passa a contar com 64 salas abertas em todas as regiões

A data

A data de 18 de maio foi instituída pela Lei Federal nº 9.970/2000. Ela homenageia Araceli Cabrera Crespo, menina de 8 anos assassinada em 1973, vítima de violência sexual. A mobilização nacional segue as diretrizes do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A proposta defende ações integradas de proteção e punição dos agressores.

O Comitê Nacional de Enfrentamento aponta que a violência sexual infantil está ligada à pobreza, à desigualdade racial e de gênero, além da vulnerabilidade social. Esses fatores exigem atenção constante da sociedade e do poder público.

Lucas Freitas
Lucas Freitas
Jornalista formado pela UNIFASAM - Centro Universitário Sul-Americano. Profissional apaixonado em entretenimento, cinemas, teatro, futebol e musicas. Jornalista por amor.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Mabel destaca parceria para tornar matemática mais acessível em Goiânia

Prefeito participou de aula-modelo e afirmou à Rádio Bandeirantes que novos métodos e tecnologias serão usados para aproximar os alunos da matemática.

Luan Santana se apresenta em Goiânia neste domingo (27) com a turnê “Registro Histórico” no Estádio Olímpico 

Cantor se apresenta neste domingo (27), no Estádio Olímpico, com repertório que revisita 18 anos de carreira

Programa Olhar para Todos leva atendimento oftalmológico a Águas Lindas

Programa do Governo de Goiás já alcançou 129,1 mil estudantes e realizou mais de 84 mil atendimentos desde 2024

Roubos de veículos caem 37,4% em Goiás, que tem menor taxa do país 

Estado registrou 229 roubos de veículos entre janeiro e agosto, contra 366 no mesmo período de 2025