A Prefeitura de Goiânia anunciou mudanças no trânsito nas imediações do Parque de Exposições Agropecuárias em razão da 78ª edição da Pecuária de Goiânia, que acontece entre os dias 15 e 25 de maio. Pela primeira vez, a entrada será gratuita em todos os dias do evento, que deve atrair mais de meio milhão de pessoas.
A Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), em parceria com a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Polícia Militar de Goiás, iniciou nesta semana a execução do plano operacional para organizar o fluxo de veículos e garantir a segurança do público.
De acordo com o diretor de trânsito da SET, Luís Tiago Santos, dez equipes atuarão em pontos estratégicos para orientar os motoristas e evitar congestionamentos. “Vamos puxar o trânsito e impedir que ele trave em cruzamentos críticos, como os da 5ª Avenida com a Avenida Independência, Avenida Araguaia, Fuad Rassi e Avenida 1”, explicou.
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.
Leia Mais: Comurg intensifica ações de paisagismo em Goiânia e leva poda ornamental à Avenida Goiás
Principais alterações
Entre as principais mudanças estão o fechamento de cruzamentos e a proibição de estacionar em várias vias próximas ao parque. Confira:
- 5ª Avenida com Avenida Armando de Godoy: cruzamento fechado. Motoristas que trafegam pela Armando de Godoy poderão apenas converter à direita.. Para acessar a Avenida Independência, será necessário utilizar a Rua 206-A.
- Avenida 1 com Avenida Eng. Fuad Rassi: cruzamento será fechado a partir das 17h. A via funcionará em sentido único durante os dias de shows e nos finais de semana.
- Estacionamento proíbido: não será permitido estacionar do lado do Parque em trechos da Avenida Eng. Fuad Rassi, Avenida 1, Rua 257, 5ª Avenida, Avenida Independência e Rua 227.
Segurança reforçada
Segundo o presidente da SGPA, Gilberto Marques, o evento contará com sistema de monitoramento integrado à Polícia Militar, além de apoio da Prefeitura em diversas frentes. Ele alertou para que o público não compre ingressos: “Toda a programação tem entrada franca. Se alguém oferecer ingresso, desconfie. Basta acessar as nossas redes sociais para saber como garantir o seu gratuitamente”.
A Polícia Militar terá reforço de 12 equipes no efetivo, atuando tanto dentro quanto nos arredores do parque. Já a GCM realizará patrulhamento fixo, rondas e ações conjuntas com a SET, inclusive para coibir a atuação de flanelinhas, conforme informou o subcomandante Washington Moreira.
“Nós já atuamos em conjunto desde o início da gestão, e agora com o apoio da Secretaria de Eficiência vamos intensificar a fiscalização contra os flanelinhas, que estão proibidos de atuar na região”, reforçou Moreira.
A organização do evento vai disponibilizar um mapa com todas as interdições e os locais onde o estacionamento estará proibido, para facilitar o acesso às informações. A expectativa é de que a festa reúna milhares de pessoas diariamente, com atrações musicais, rodeios, leilões e gastronomia típica goiana.