O Zoológico de Goiânia agora conta com duas novas moradoras: duas jibóias da espécie Boa constrictor, resgatadas em situações distintas. Elas pesam 3,1 kg e 2,8 kg, e a equipe já colocou uma no recinto que simula seu habitat natural. A outra ainda está em período de quarentena, necessário para a observação de sua saúde. A população escolherá os nomes das jibóias por meio de uma votação no Instagram do Zoológico. Entre as opções estão Diogo, Zangado, Sneakespeare, Hórus, Zeus e Ninja.
O biólogo Diogo Amaral, que trabalha no Zoológico há dez anos, detalhou a origem de ambas. A primeira jibóia foi resgatada em 19 de janeiro, vinda do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Ela estava em meio a um incêndio criminoso em uma área de vegetação, onde sofreu ferimentos graves. A equipe do Zoológico prestou cuidados intensivos, e a jibóia se recuperou bem. No entanto, devido às cicatrizes, ela não pode ser devolvida à natureza. Por outro lado, é saudável e já se alimentou três vezes desde que chegou aqui”, explicou o biólogo.
A segunda jibóia resgatada em Caldas Novas era mantida de forma clandestina em uma residência inadequada. A polícia a resgatou e, logo depois, encaminhou o réptil ao Cetas de Catalão. Como resultado, ele recebeu os cuidados necessários. Por ser dócil devido ao tempo com o antigo dono, a equipe não a reintegrou à natureza. A partir do dia 20 de março, a equipe a apresentará ao público, após o fim do período de quarentena.
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.
Leia Mais: Procon Goiânia intensifica fiscalização e atividades educativas na Semana do Consumidor
Características da Espécie
Diogo Amaral explicou que as jibóias não estão ameaçadas de extinção e que frequentemente as encontram em fazendas, sítios e galinheiros. As novas moradoras do Zoológico medem entre 1,5 metro e 2 metros de comprimento. Além disso, não são peçonhentas e, portanto, não possuem veneno. “Elas se alimentam de ratos, sapos e até outras cobras”, disse o biólogo.
Ele alerta para a importância de não tentar capturar esses animais sozinho e sugere que, caso alguém se depare com eles, entre em contato com o Corpo de Bombeiros, que garantirá a retirada segura do animal.
O biólogo também destacou que o Zoológico de Goiânia não resgata animais diretamente da natureza nem os recebe de civis. O IBAMA avalia todos os animais antes de encaminhá-los para a unidade. Se o animal estiver em condições de retornar ao seu habitat, a equipe o devolverá.
As novas jibóias dividirão o recinto com uma fêmea que já vive no Zoológico há um ano. Resgataram-na após um atropelamento, que causou uma lesão na coluna e exigiu a colocação de seis pinos. Atualmente, o Zoológico abriga 38 serpentes. Dessa forma, demonstra seu compromisso com a preservação e o cuidado com as espécies