Um novo incêndio atinge a Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás, no nordeste do estado. O incêndio começou na última quarta-feira (25), nas proximidades da Vila de São Jorge.
Já somam mais de 60 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de voluntários, que já atuaram no combate às chamas.
As trilhas e atrativos do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV) foram fechados para visitação. “Os visitantes foram retirados em segurança pela equipe da concessionária Parquetur, incluindo os que estavam na área de acampamento da Sete Quedas”, ressaltou o parque em comunicado.
Área atingida
O primeiro grande incêndio deste mês que havia atingido o parque durou seis dias e foi controlado no último dia 11 de setembro. O fogo destruiu mais de 10 mil hectares dentro e fora do parque, segundo o ICMBio. O tamanho da área destruída foi o equivalente à cidade de Vitória, no Espírito Santo.
Os esforços de combate mobilizaram 121 profissionais, composto por brigadistas, servidores do Instituto Chico Mendes e do Ibama, além de colaboradores da Aliança da Terra e voluntários. Além disso, foram disponibilizados dois aviões Air Tractors e um helicóptero. A operação contou com uma frota de 50 veículos, incluindo caminhões, caminhonetes e carros.