O início da operação do BRT está mantido para este sábado (31), a partir das 4h30 com cinco linhas exclusivas para o modal. No entanto, o cerimonial simbólico de inauguração foi remarcado para a próxima sexta-feira (6), para que haja tempo de avaliar a vinda do presidente da República.
O BRT Norte-Sul é um projeto que iniciou em 2015, com previsão para entrega em 2019, sofreu diversas interrupções, mas desde 2021 viu os trabalhos avançarem novamente. O BRT recebeu investimentos totais da Prefeitura de Goiânia na ordem de R$ 319 milhões.
O serviço contará com cinco linhas exclusivas que percorrerão 29,6 km, conectando o Terminal Veiga Jardim, em Aparecida de Goiânia, ao Terminal Recanto do Bosque, passando por importantes terminais como Cruzeiro, Isidória, Paulo Garcia, Hailé Pinheiro e Recanto do Bosque. Ao todo, 121 linhas do transporte público de Goiânia estarão integradas ao corredor BRT.
Ao todo, 60 veículos de 14 metros começam a operar neste sábado. Eles são equipados com ar-condicionado, carregador de celular, wifi e portas em ambos os lados. O Bus Rapid Transit (BRT) é um sistema de transporte coletivo de alta capacidade que opera em corredores exclusivos, o que permite maior velocidade e, conseqüentemente, redução no tempo de deslocamento e mais conforto durante as viagens.