O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), revelou que o presidente Lula terá um encontro com o governador Ronaldo Caiado (UB) com o intuito de discutir a reforma tributária. A informação foi divulgada durante a visita de Padilha a Aparecida de Goiânia, neste sábado (1º).
Deputados da bancada goiana e o senador Vanderlan Cardoso (PSD) estiveram presentes durante a visita do ministro, que é responsável pela coordenação das ações do governo federal em conjunto com o Congresso Nacional. Na passagem por Goiás, Padilha também se reunirá com o governador para tratar especificamente sobre a reforma.
Caiado tem sido um dos governadores mais críticos em relação ao projeto. Na última sexta-feira (30), o governador comprometeu-se, durante uma reunião com líderes políticos e representantes do setor produtivo, a direcionar sua agenda para encontros com deputados federais e líderes políticos de diferentes estados.
O objetivo principal é convencer os parlamentares de que a reforma tributária representa um risco para a arrecadação dos estados e municípios, bem como para o pacto federativo. Com essa movimentação política, Caiado espera evitar que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) obtenha os 308 votos necessários para sua aprovação.
O cenário apresenta desafios consideráveis, já que a bancada goiana conta apenas com 17 deputados e está dividida sobre o assunto. Além disso, os parlamentares de Goiás afirmam que existe um clima favorável à aprovação, o que é reforçado pelo empenho do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do governo federal.