Com a temática “Transfobia Mata: Acolher, Proteger e Respeitar”, ocorre neste domingo, em Goiânia, a 28ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+.
Este ano os organizadores discutem reivindicações no tocante a políticas públicas, por exemplo: empregabilidade, combate à violência e apoio no intento de direitos às pessoas do grupo supracitado.
De acordo com os organizadores, a concentração será na Praça Cívica, Centro, pois tem, uma significância histórica e simbolismo como um espaço democrático de poder. A partir das 16h, inicia-se uma grande marcha pelas principais avenidas do Centro da capital (Araguaia, Paranaíba e Tocantins).
A grande novidade deste ano é que será uma Parada sustentável, comprometida com a missão de ser Lixo Zero. Em parceria com uma cooperativa local, durante a realização da parada, haverá catadores de materiais recicláveis trabalhando para recolher o lixo produzido durante o evento e dar a ele a destinação adequada. Essa iniciativa reforça o compromisso da comunidade LGBTQIAPN+ com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.
Durante a 28ª Parada, os participantes poderão esperar uma programação diversificada, que inclui shows musicais e performances de artistas locais, discursos inspiradores, serviços de saúde, jurídicos e manifestações culturais, garantem os organizadores.
O evento ocorre, com a finalidade de garantir segurança à população, com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Agência de Trânsito, AMMA e outras autoridades locais. Além disso, a CMTC garantiu um reforço na operação dos ônibus nos Terminais Isidoria e Praça da Bíblia, fazendo a conexão com a Praça Cívica.