Pela primeira vez na história, a Prefeitura de Goiânia realiza a Semana Municipal da Diversidade. O evento ocorre entre os dias 17 e 24 de junho.
Segundo a gestão municipal, a programação conta com oficinas, peças de teatro, shows de standup e atrações musicais. O evento faz parte do Circuito Cultural Goiânia Todas as Cores em comemoração ao Mês do Orgulho LGBTQIAPN+.
O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) lembrou que a cidade de Goiânia pode proporcionar respeito a todos e todas.
“A cidade é um ambiente de todos e deve abraçar a todos. Goiânia é uma cidade multicultural, viva e pulsante. A prefeitura busca estimular o respeito à diversidade e a ocupação cultural dos nossos espaços públicos”, sublinha.
Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), que também promove o Circuito Cultural Goiânia Todas as Cores, o maior programa de fomento cultural do país, a Semana Municipal da Diversidade pode se tornar uma atração referência em todo o país.
De acordo com o superintendente LGBTQIAPN+ de Goiânia, Adriano Ferreto, a realização do evento visa conscientizar a sociedade sobre o respeito à diversidade.
“É um evento importante porque inclui grupos minoritários e muitas vezes marginalizados dentro dos programas públicos municipais. A Prefeitura está pautando um debate importante sobre criar ambientes que assegurem a cidadania para todas as pessoas, independentemente da sua orientação sexual, identidade de gênero ou religião”, pontua.
O secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, afirma que a determinação do prefeito Rogério Cruz é descentralizar e democratizar o acesso à cultura.
“Estamos estimulando a democracia cultural na nossa cidade. O Circuito Cultural Goiânia de Todas as Cores é um exemplo disso. Estamos fazendo história a cada ação. Os artistas que estão na programação trabalham, vivem da arte e fazem ela acontecer em Goiânia”, pontua.