23.8 C
Goiânia
sexta-feira, 22, novembro 2024
- Anúncio -

Saúde convoca população a doar sangue no Junho Vermelho

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) promove a campanha Junho Vermelho, com o objetivo de abastecer os estoques de sangue da Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo) em Goiânia e outros oito municípios.

A campanha convoca toda a população para esse ato de solidariedade e chama a atenção para o dia 14 de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Unidade referência da Rede Hemo, o Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof. Nion Albernaz (Hemogo) recebe cerca de 130 doadores por dia. Pode parecer muito, mas não é suficiente para abastecer o estoque de sangue que é distribuído aos hospitais públicos. Para suprir a demanda o necessário seriam, pelo menos, 180 pessoas por dia.

Unidades

A Rede Hemo conta ainda com as unidades de Catalão, Ceres, Formosa, Iporá, Jataí, Rio Verde, Porangatu e Quirinópolis. Outras duas coletam sangue na capital, o Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) e o Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG).

Em 2022, essas unidades somaram 59.242 doações. De janeiro a abril deste ano são 19.585.

Quem pode doar

Para doar sangue, é preciso seguir os requisitos básicos:

  • estar em boas condições de saúde;
  • ter idade entre 16 e 69 anos e pesar acima de 50 quilos.

Os candidatos passam por uma triagem de avaliação para verificar os critérios.

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -