O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP), recebeu as éguas Luziânia e Mara Rosa, do Regimento de Cavalaria da Polícia Militar de Goiás (PM-GO), para mais uma sessão de Terapia Assistida com Animais. Crianças da pediatria e adultos em cuidados paliativos participaram de dinâmicas lúdicas que visam melhorar a experiência dos pacientes. Para tanto, a equipe multiprofissional da unidade, que tem gestão da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, foi cuidadosamente treinada e recebe apoio de voluntários da Ativida Equoterapia.
As crianças brincam com os cavalos e, quando sentem vontade, montam e aproveitam a andadura deles para movimentar o corpo, fazer exercícios com os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, além de relaxar, alongar e, do alto, compartilhar sentimentos e emoções. A terapia assistida por cavalos também auxilia os adultos em cuidados paliativos a sair da rotina, resgatar memórias e sentir bem-estar. A atividade matutina não terminou com a saída das duas éguas do hospital. À tarde, a equipe de psicologia da unidade acompanhou os pacientes ajudando no processamento das lembranças e sentimentos despertados pelos equinos.
Os fisioterapeutas Yago da Costa e Uélida Alvarenga, juntamente com a terapeuta ocupacional Karoline Lazzarotto, todos da equipe que cuida da Terapia Assistida com Animais no HMAP, acompanharam o processo, que dessa vez teve a participação de 9 pacientes, 4 crianças e 5 adultos. A iniciativa segue protocolos de segurança e os cavalos estão sempre com os exames em dia.
Durante as atividades, os sargentos da cavalaria Vilmar Moura e Hugo Leonardo, experientes na lida com os animais, conduziram as éguas Luziânia e Mara Rosa, ambas mestiças de raça Crioula e de pelagens alazã e preta. As duas atuam no policiamento nas ruas de Goiânia e cativaram os pacientes com sua beleza e docilidade.
Leia mais: Bolsa Família; veja onde solicitar benefício em Aparecida de Goiânia