Por Juliano Moreira
Na noite desta segunda-feira (27), o Goiás conheceu as equipes que estarão em seu caminho na fase de grupos da Copa Sul-Americana, que começa já na próxima semana. Na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, o Esmeraldino foi sorteado para o Grupo G, onde estarão o Independiente Santa Fe, da Colômbia, que é o cabeça da chave, o Universitario, do Peru, e o Gimnasia y Esgrima, de La Plata, da Argentina.
Em sua história, o Goiás jamais enfrentou estes três adversários. Embora não tenham datas e horários definidos, o Esmeraldino já sabe a ordem em que enfrentará cada. O primeiro jogo, que deve acontecer já na semana que vem, será contra o Independiente Santa Fe, em Goiânia. Na sequência, dois jogos como visitante. Primeiro, a equipe alviverde encara o Universitario. Na sequência, encerra a primeira fase diante do Gimnasia y Esgrima.
No segundo turno, o cenário será diferente. Das três partidas, duas serão em Goiânia. E serão logo as duas primeiras do returno. O Goiás inicia jogando contra o Universitario. Depois, recebe o Gimnasia y Esgrima. E, por último, viaja até a Colômbia para encarar o Independiente Santa Fe, que dos três, é, atualmente, quem está num momento melhor.
Diferentemente dos anos anteriores, os dois primeiros colocados do grupo se classificam. O primeiro vai direto para as oitavas de final. Já o segundo jogará uma espécie de “repescagem” contra os terceiros colocados na Copa Libertadores. Todos os confrontos serão definidos em sorteio. Caso avance, o Esmeraldino deverá jogar em outro estádio, já que a Conmebol exige que, em fases mata-mata, os estádios abriguem, no mínimo, 20 mil pessoas.
Conheça os adversários do Goiás na fase de grupos da Copa Sul-Americana:
Independiente Santa Fe
Cabeça de chave do grupo, o Independiente Santa Fe chega para sua sétima participação na Copa Sul-Americana. Dos quatro integrantes do Grupo G, o time colombiano é o único que já conquistou o título do torneio. Em 2015, o Leão passou pelo Huracán, da Argentina, nos pênaltis.
Na atual temporada, o clube da cidade de Bogotá é o oitavo colocado no Campeonato Colombiano. Nos dez jogos que fez até aqui, o Independiente Santa Fe venceu três, empatou quatro e perdeu três, o que fez com que o time ficasse na oitava colocação. Dentre os destaques da equipe, que é comandada pelo técnico Harold Rivera, está o atacante Hugo Rodallega, de 37 anos, que defendeu o Bahia nas últimas duas temporadas.
Universitario
Dos três adversários que o Goiás enfrentará na fase de grupos, o Universitario é o que está num momento melhor. Com cinco vitórias e três derrotas em seus oito jogos disputados no Campeonato Peruano, a La U, que é treinada por Jorge Fossati, é quem lidera o torneio, com 15 pontos conquistados.
Esta será a oitava participação do Universitario na Copa Sul-Americana. Até aqui, a melhor campanha do time peruano foi a de 2011, quando parou nas quartas de final, sendo eliminado pelo Vasco da Gama. Para ir longe em 2023, a La U aposta no atacante uruguaio Luis Urruti, que é o vice-artilheiro do Campeonato Peruano, com cinco gols marcados.
Gimnasia y Esgrima
Fechando o grupo, está o Gimnasia y Esgrima, que disputará a Copa Sul-Americana pela quinta vez em sua história. Assim como o Universitario, a maior campanha do clube argentino foi chegar às quartas de final. O feito aconteceu duas vezes: em 2002, quando foi eliminado pelo Bolívar, da Bolívia, e em 2006, quando caiu para o Colo-Colo, do Chile.
Em 2023, a equipe da cidade de La Plata não vive um bom momento. No Campeonato Argentino, foram apenas duas vitórias em oito partidas disputadas. Além disso, o clube, que é comandado pelo argentino Sebastián Romero, empatou outros dois jogos e perdeu quatro. Um dos destaques do Gimnasia y Esgrima é o jovem defensor Guillermo Enrique.