Presidente da República, Lula da Silva (PT) adiou viagem que faria à China, neste fim de semana. O motivo da desistência do mandatário nacional é um quadro de pneumonia leve.
Além de reforçar as parcerias comerciais com a China, que é o principal parceiro do Brasil, o petista também tinha a finalidade de contribuir com o processo de paz entre Rússia e Ucrânia, que vivem em guerra há mais de um ano.
Lula tinha encontro marcado com o presidente chinês, Xi Jinping, na próxima terça-feira (28), e reforçaria com seu colega a conexão entre as duas nações, considerada abalada após algumas turbulências políticas durante do governo anterior.
A nova data para a ida do petista ao país asiático — segundo auxiliares do governo — está sendo negociada pelos dois governos e que será divulgada o quanto antes.
De acordo com comunicado enviado pela Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto à imprensa neste sábado (25), o adiamento da viagem foi motivado por orientação médica.
Lula foi diagnosticado com pneumonia “leve” na noite de quinta-feira (23). Na manhã da sexta-feira (24), o governo comunicou que o embarque do presidente para a China seria atrasado da manhã deste sábado (25) para a manhã de domingo (26).
Segundo a assessoria do presidente, Lula passou por exames em uma unidade do Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, na noite de quinta-feira (23).
Leia mais: Waldir diz que Lula dobrou os joelhos para o centrão e que Lira é o homem mais poderoso do Brasil